PERGUNTAS E RESPOSTAS CURIOSAS SOBRE O CORPO HUMANO



As impressões digitais têm qual função em nosso corpo?
As pequenas saliências da pele, as cristas papilares, são úteis porque funcionam como antiderrapante. Se a palma e as pontas dos dedos fossem totalmente lisas, os objetos escorregariam da mão com muito mais facilidade. O mesmo vale para a planta e os dedos dos pés: aumentam a aderência ao chão.

As verrugas são contagiosas?
Apenas as verrugas causadas por vírus são transmitidas para outras pessoas. Ela podem ser identificadas pela elevação da pele, cor amarelada na superfície e pontos negros no centro. Mesmo assim, verrugas deste tipo só são adquiridas pelo contato direto com o portador do vírus ou pelo uso das mesmas roupas e utensílios.

Como é que nasce um "galo"?
Quando se leva uma pancada na cabeça, alguns dos vasos sanguíneos que irrigam a região se rompem, deixando vazar o plasma, parte líquida do sangue composta principalmente de água. Como logo abaixo deles está o crânio, esse líquido não tem por onde vazar, e forma uma saliência.

Como os irmãos siameses xifópagos nascem ligados e por que têm esse nome?
Eles nascem ligados entre si por uma membrana, normalmente na altura do peito ou do abdome, e têm órgãos em comum. Xifópagos vem das palavras gregas xifos, que significa "espada" ou "apêndice em forma de espada" e de pago, "unido", "ligado". O nome irmãos siameses é uma alusão aos gêmeos Chan e Eng. Eles nasceram em 1811, na Tailândia, então Sião, e tiveram seu caso estudados nos Estados Unidos. Viveram até os 63 anos, ligados por uma membrana na altura do peito.

É verdade que nossas orelhas não páram de crescer?
Nossas orelhas estão sempre crescendo porque são feitas de cartilagem. Ao contrário dos ossos, a cartilagem não depende de certos hormônios que com o tempo se tornam escassos. Por isso nunca páram de crescer. O mesmo acontece com o nariz.

O lado direito do corpo é igual ao lado esquerdo?
Não, a simetria do corpo não é perfeita. Um braço de uma pessoa pode ser mais curto do que o outro, sem que isso seja um defeito físico. Mesmo nos órgãos internos, as diferenças existem. Os pulmões, por exemplo, são diferentes. O lado direito tem três divisões (ou lobos) e é maior que o esquerdo, que só tem dois lobos.

O que torna uma pessoa canhota?
De acordo com o médico neurologista Rogério Tuma, não se sabe ao certo o que faz uma pessoa ser canhota. Ele afirma conta que, entre os canhotos, o hemisfério direito domina as funções motoras, ao contrário do que acontece com os destros.

Para que serve a saliva?
A saliva tem várias funções: lubrifica e umedece o interior da boca para facilitar a fala e transformar os alimentos numa massa fácil de ser digerida; ajuda a controlar a quantidade de água no organismo (quando o corpo está com falta de água, a boca fica seca, surgindo a sede) e também tem a função de dificultar a cárie, ao circular na boca e remover restos de alimentos e bactérias. Diariamente, passam pela boca de 1 a 2 litros de saliva produzidos pelas glândulas salivares.

Para que serve o apêndice?
O apêndice originalmente fazia parte do intestino grosso. Nos animais herbívoros, ele tem a função de uma bolsa de fermentação, onde bactérias digerem a celulose. No ser humano o apêndice é bastante atrofiado e não exerce funções digestivas. A única coisa que faz em nosso corpo é produzir glóbulos brancos - ainda assim em quantidades pouco representativas. Quando fica inflamado, deve ser removido.

Para que serve o umbigo depois que nascemos?
Para nada. Depois do nascimento, após ter servido de elo entre a mãe e o feto, o umbigo passa a ser apenas uma cicatriz no corpo.

Pensar queima calorias?
As células nervosas - neurônios - tiram energia do oxigênio e da glicose para realizar as atividades cerebrais. Os neurônios gastam de 7 a 10 miligramas de glicose por minuto para cada 100 gramas de peso do cérebro. Isso corresponde a uma variação de 0,028 a 0,040 caloria por minuto. Em oito horas de reflexão, por exemplo, uma pessoa gasta o equivalente a uma bala: 16 calorias.

Por que a barriga ronca quando uma pessoa tem fome?
O estômago faz barulho quando está se preparando para receber os alimentos. Esse processo acontece nos horários em que a pessoa está acostumada a comer. O estômago se contrai e as paredes do abdômen funcionam como uma espécie de amplificador. Por isto parece que tem um monstro dentro da barriga.

Por que a palma da mão e a sola do pé não se bronzeiam?
Porque a pele dessas partes são diferentes: a derme é mais grossa do que as demais áreas do corpo. E também ficam menos expostas aos raios do sol.

Por que algumas pessoas enjoam quando andam de barco?
O sistema nervoso autônomo, responsável pelos movimentos involuntários do corpo, percebe o balanço da embarcação, em razão das variações consecutivas na posição do labirinto do ouvido, que comanda o equilíbrio do organismo. Isso causa uma série de alterações orgânicas, como vertigem, contração do estômago e secreção dos sucos gástricos, provocando mal-estar e vômito.

Por que as pessoas gaguejam?
O gago tem um distúrbio no ritmo da linguagem que pode ter sido causado por fatores psicológicos (problemas no relacionamento familiar, ciúme, insegurança ou ansiedade) ou fatores físicos (complicações na hora do parto ou acidentes que provoquem traumatismo no cérebro).

Por que as pessoas têm pintas e manchas no corpo?
As pintas são uma concentração anormal de melanócitos - as células que produzem o pigmento melanina, responsável pela cor da pele. Quando ocorrem na camada mais profunda da pele, as manchas têm uma coloração azulada, mas geralmente são marrons ou pretas. O recém-nascido raramente tem pintas, pois elas costumam aparecer e evoluir na infância ou, no caso da mulher, durante a gravidez, quando novas pintas se formam e as existentes aumentam de tamanho.
Conforme diz o médico dermatologista Beni Grinblat, as pintas e os sinais do corpo surgem por tendência genética - embora muitas vezes não apareçam no nascimento. Segundo ele, alguns tipos de pinta ainda podem ser desencadeados pela exposição ao sol.

Por que estalar os dedos faz barulho?
As juntas dos dedos contém um fluído. O barulho acontece porque, aos estalar os dedos, as bolhas de gás produzidas neste fluído estouram.

Por que ficamos vermelhos quando estamos com vergonha?
Em situações de perigo, alegria ou raiva o cérebro leva sinais até as glândulas supra-renais para produzirem adrenalina. Com isso os vasos sanguíneos se dilatam e o sangue passa em maior quantidade. Em regiões onde há mais vasos, como estômago, rosto e coração, há mais sangue circulando. Por isso você fica vermelho.

Por que os bêbados não conseguem andar em linha reta?
Porque, por meio da corrente sanguínea, o álcool atinge o sistema nervoso central e uma das conseqüências disso é a perda do equilíbrio.

Por que os homens têm barba e as mulheres não?
"O surgimento da barba está relacionado à ação de hormônio masculinizante (testosterona)", explica o médico dermatologista Beni Grinblat. De acordo com ele, é por isso que a barba só aparece após a adolescência, quando acontece o aumento da produção hormonal. "Por esse mesmo motivo, as mulheres que têm hormônios equilibrados não possuem barba", finaliza.

Por que os negros têm os cabelos mais encaracolados que os brancos?
Esse tipo de cabelo é uma característica de populações que, durante a evolução, habitavam regiões de clima quente. O cabelo bem crespo consegue manter uma camada de cerca de 5 centímetros de ar entre a cabeça e o ambiente, protegendo a pessoa do calor. Como isso é hereditário, mesmo migrando para regiões menos quentes, ainda por bastantes tempo os negros manterão essa tipo de cabelo.

Por que quando ficamos muito tempo mexendo em água nossas mãos ficam enrugadas?
Porque o contato com a água dilui a fina camada natural de óleo que recobre a pele. Sem o óleo, que funciona uma proteção, a água penetra no corpo através dos poros, fazendo com que a inche e enrugue. Mas quando seca, volta ao normal.

Por que sentimos um choque quando batemos o cotovelo?
Uma batida em outras partes do corpo que tenham nervos também pode dar essa reação, pois o nervo choca-se com 2 superfícies duras: o osso e o objetivo em que se bateu, e isso dá a senseção de choque.

Quanto alimento cabe no estômago?
O estômago de um adulto comporta cerca de 0,9 litro de alimento. Depois de uma refeição exagerada, o órgão pode dilatar e suportar mais do que a capacidade normal.






Voltar para Diversos



cron