A Insuficiência Renal Crônica ocorre quando os rins param de funcionar permanentemente ou trabalham muito pouco.
Isso pode acontecer por fatores genéticos, má formação dos rins ou como conseqüência de algumas doenças não tratadas adequadamente. As duas maiores causas de Insuficiência Renal são a Hipertensão Arterial e o Diabetes Mellitus.
Caberá sempre ao médico Nefrologista, especialista em doenças do rim, a avaliação do paciente. Dependendo, ele fará um tratamento que substitua as funções do rim, o dialítico, feito em modernos aparelhos que funcionam como um rim artificial, através de métodos que eliminam as impurezas do sangue, aumentando assim sua sobrevida.
Outro tratamento é a diálise peritoneal, indicado para pacientes com dificuldades de acessos venoso. Pode ser feito na clínica ou na própria residência do paciente.
Também caberá ao médico uma avaliação detalhadas das condições clínicas do paciente para definir a possibilidade de um transplante de rim
O importante para o sucesso do tratamento é que o paciente mantenha um diálogo com toda equipe multidisciplinar envolvida, como o médico, a enfermeira, a psicóloga, a nutricionista e os demais profissionais.
O paciente deve pensar que a vida continua, basta conhecer seus novos limites e seguir as orientações médicas. É muito importante que a família participe do tratamento e ajude no sentido de incentivar a continuar a trabalhar e estudar, pois o que não está funcionando são os rins e não a capacidade intelectual.
Os pacientes devem controlar a ingestão de líquidos, fazer corretamente a alimentação indicada, cuidar da higiene pessoal e ter cuidados com o acesso de diálise, seja fístula ou cateter.
Dra. Aparecida Paula Gondim Visoná