24.7 C
Sorocaba
quinta-feira, novembro 21, 2024

TERREMOTO E TSUNAMI ATINGE O JAPÃO

Um terremoto de magnitude 8,9 seguido por pelo menos outros 38 fortes tremores de magnitude superior a 5 atingiu o norte do Japão quando eram 2:46 horário de Brasilia do dia 11 de Março de 2011. Depois do terremoto as zonas costeiras foram atingidas por um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) que causou devastação numa vasta zona. Há pelo menos 32 mortos e dezenas de feridos, mas o número de vítimas poderá vir a aumentar pois ainda há muitos desaparecidos. Alertas de tsunami foram lançados em vinte países da área do Pacífico.
O tremor foi o 7º pior da história, logo após o tremor, um alerta para ondas de até seis metros de altura foi emitido no país. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, também emitiu um alerta para toda a costa pacífica, exceto EUA e Canadá continentais, de onda de até dez metros.
O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico a 130 km da península de Ojika, no Japão, a uma profundidade de 24 km, considerada baixa.

Premiê pede calma

O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, qualificou como “grandes” os danos causados pelo abalo. Kan pediu “calma” à população. Ele estava no Parlamento na hora do tremor. O terremoto sacudiu com força os edifícios de Tóquio. Alarmes foram disparados nos prédios, houve correria, e as linhas telefônicas ficaram bloqueadas. O Shinkansen, o trem-bala da capital japonesa, e os dois principais aeroportos ficaram temporariamente fechados.
As autoridades japonesas pediram aos moradores da capital que fiquem no centro da cidade e que não tentem chegar a suas casas se vivem nos arredores.

Cenário dramático

Depois do terremoto principal seguiu-se o tsunami, que lançou por terra a dentro uma muralha de água e detritos que, em algumas zonas terá chegado a atingir dez metros de altura.
As televisões japonesas mostram imagens impressionantes, que mostram as gigantescas vagas a atingirem a costa e a invadirem cidades e campos de cultivo, e até mesmo um aeroporto, levando diante de si, como se fossem brinquedos, embarcações de grande porte e veículos pesados.


Imagem da emissora japonesa NHK mostra tsunami atingindo a costa de Sendai, após terremoto de 8,9 pontos na escala Richter.

Em alguns casos destroços em chamas à superfície continuavam a arder enquanto eram arrastados.
As autoridades avisam que o perigo ainda não passou já que os tsunamis se poderão continuar a suceder durante várias horas e as populações da zona estão a ser aconselhadas a procurar a segurança nas zonas mais elevadas . O exército foi chamado a ajudar nas zonas afetadas.

Tsunami vai chegar na américa do sul


Além do Japão, mais de vinte países lançaram alertas de tsunami, entre os quais a Rússia, Taiwan, Filipinas e diversos paises da América do Sul. Segundo especialistas, o Brasil está a salvo do tsunami.

A agência da ONU para a Coordenação da Assistência Humanitária já anunciou entretanto que trinta equipas internacionais de busca e salvamento estão prontas para seguir para o Japão para prestar assistência nas operações de resgate.

Outros trabalhos relacionados

ESCOLAS GEOGRÁFICAS

Para explicar o surgimento do determinismo precisamos entender o contexto histórico da Alemanha, pois a situação do país influência nas propostas do determinismo. A Alemanha,...

ESCASSEZ DE ÁGUA – Quais as áreas mais atingidas?

Fonte: Uol Autor: Ronaldo Decicino Os mananciais do planeta estão secando rapidamente, o que vai se somar ao crescimento populacional, à poluição e ao aquecimento global,...

O RELEVO DO RIO GRANDE DO SUL

O RELEVO GAÚCHO POSSUI ALTITUDES QUE CHEGAM A 1.398 METROS Ao norte situa-se o Planalto Meridional, formado por rochas basálticas decorrentes de um grande derrame...

MAR MORTO

É um mar de água salgada do Oriente Médio. Com uma superfície de aproximadamente 1,050 km quadrados, correspondente a um comprimento máximo de 80km...