JOSEPH LOUIS PROUST
Químico e farmacêutico francês
29 de setembro de 1754, Angers (França)
5 de julho de 1826, Angers (França)
Filho de um boticário, Joseph Louis Proust estudou química. Chefiou a farmácia do Hospital Salpêtrière, em Paris. Pronunciou conferências no Palais Royal. Esteve na Espanha, onde ensinou química na Academia de Artilharia de Segóvia e em Salamanca.
Proust também trabalhou no recém-instalado laboratório de Carlos 4º, em Madrid. Em 1816 foi eleito para a Academia de Ciências da França, retirando-se a seguir para Angers.
Enquanto trabalhava no Hospital Salpêtrière, Proust publicou trabalhos sobre a urina, o ácido fosfórico e o alume. Em 1784 acompanhou Jean-François Pilâtre de Rozier numa ascensão em aeróstato. Durante sua estada na Espanha, Proust estudou os minerais daquele país.
LEI DAS PROPORÇÕES DEFINIDAS
Enuncia, em 1806, a Lei das Proporções Definidas, uma das bases do atomismo químico, e que recebe seu nome. A lei é reformulada em 1808 por John Dalton, mas é o trabalho de Proust que fornece as provas empíricas que determinam sua aceitação.
Ainda em Madrid, Proust empreende estudos que resultam na descoberta de um processo de extrair açúcar da uva. Em 1806 volta à França. Durante o bloqueio continental é convidado por Napoleão 1º a fundar uma fábrica de açúcar de acordo com o processo por ele inventado, mas recusa a oferta.
Joseph Louis Proust também pesquisou sobre os sais dos ácidos orgânicos. É um dos fundadores da análise química.