21.1 C
Sorocaba
quinta-feira, abril 10, 2025

SE NÃO X SENÃO

Em se não, duas palavras, o “se” pode ser:

· Conjunção subordinativa condicional e o “não”, advérbio de negação. Exemplos: “Espero que ele venha, mas, se não vier, pouco poderei fazer” e “Se não gostar, pode devolver o produto”. Há sempre a idéia de condição. Tal conjunção pode ser substituída por “caso”: “Caso não venha, pouco poderei fazer” e “Caso não goste, pode devolver o produto”. Há ainda uma terceira possibilidade de substituição, com emprego do gerúndio: “Espero que ele venha, mas, não vindo, pouco poderei fazer” e “Não gostando, pode devolver o produto”.

· Conjunção subordinativa integrante e o “não” continua advérbio de negação. Exemplos: “Perguntei-lhe se não gostaria de sair” (nesta oração, o “não” pode ser suprimido e o sentido geral da frase não se altera. Leia mais, a esse respeito, em Você sabia? n.º 26) e “Diga se não é verdade o que falei” (aqui, o “se” pode ser substituído por “que”).

Senão pode ter vários sentidos, como abaixo:

· De outro modo, do contrário, caso contrário – “Vá logo, senão me arrependo” e “Estude bastante, senão você não terá sucesso”. (conjunção)

· Mas, mas sim, porém – “Silvinha não é garota de ficar em diversões, senão de levar a sério os estudos” e “Eu não quis criticar, senão ajudá-lo”. (conjunção)

· A não ser, mais do que, além de – “Ele não o comprará, senão por bom preço” e “Não há senão 20 passageiros a bordo”. (preposição)

· Mas também (em correlação com “não só” ou “não apenas”) – “Alguns são não só cínicos, senão desonestos” e “Os aliados tentaram não apenas cooptar mais parlamentares, senão os chantagear”. (conjunção)

· Defeito, mancha – “Li todo o texto e só encontrei um senão” e “Não há nenhum senão em sua vida pública”. Neste caso, é substantivo e vem precedido de artigo, pronome, numeral, etc.

Outros trabalhos relacionados

Gramática Comparada ou Linguistica Histórica

Índice 1)Lingüística histórica ou gramática comparada.- Uma Torre de Babel ou a precursora do estruturalismo? 2)Estruturalismo-espinha dorsal da lingüística.Radiografia da língua. 3)Estruturalismo X gramática gerativa.-Teria a gramática...

EMPREGO DO HÍFEN

Usa-se o hífen: 1. nas palavras compostas em que os elementos da composição têm acentuação própria e formam uma unidade significativa: guarda-roupa, beija-flor, bem-te-vi; 2. com...

Lucíola

Logo depois da proclamação da Independência, em 1822, o prestígio de D. Pedro I era muito grande, já que o povo e a maioria...

QUEM CITA MUITO ACABA NÃO TENDO PERSONALIDADE

Quem cita muito acaba não tendo personalidade Outro dia recebi um e-mail contendo um texto com dicas para escrever melhor. Uma delas dizia que “quem...