21.5 C
Sorocaba
sexta-feira, abril 4, 2025

REFORMA ORTOGRÁFICA

O que é?

O Acordo Ortográfico da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) visa padronizar a ortografia do português nos oito países que possuem essa língua como pelo menos uma das oficiais. Os países membros da CPLP são: Brasil, Portugal, Timor Leste, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Por que padronizar?
A padronização da ortografia supostamente favoreceria a Promoção da Língua Portuguesa no mundo. Facilitaria seu estudo e seu uso por estrangeiros em qualquer um dos oito países de língua portuguesa. Traria, de certa forma, uma identidade lingüística lusófona a esses países e a seus falantes.

Sai ou não sai?
A primeira tentativa de acordo foi em 1990. Até hoje, os países ainda não efetivaram as mudanças. Um Protocolo Modificativo foi redigido para que o acordo pudesse ser aprovado contendo a retificação de apenas 3 países da CPLP.

O Acordo já está ratificado, mas falta ainda que cada país ratifique seu protocolo modificativo. No Brasil, o Acordo está para entrar em vigor a partir de 2008.

Período de transição
É claro que não deveremos mudar nossa escrita da noite para o dia. Está previsto um período de transição para que as pessoas se acostumem com a nova ortografia e as editoras possam atualizar suas publicações.

Nas escolas
Luís Fonseca, secretário-executivo CPLP, diz que nos primeiros anos não haverá reprovações nas escolas por problemas de hifenização ou acentuação (em relação às novas regras). Ainda mais porque apenas 1,5% das palavras, no máximo, sofrerão alguma modificação com o Acordo.

Outros trabalhos relacionados

A GENTE

A GENTE A expressão a gente, tomada como nós na linguagem coloquial, exige verbo e qualificação no singular. Como regra geral de concordância, o verbo...

CONJUNÇÃO

Conjunção é uma palavra invariável que liga orações ou palavras da mesma oração. Examinemos estes exemplos: a) Tristeza e alegria não moram juntas. b) Os livros ensinam...

MORFEMA

MORFEMA Morfemas são as unidades mínimas de significação, sendo elementos constituintes dos vocábulos. São os elementos que compõem a estrutura lexical e gramatical dos vocábulos....

EMPREGO DO HÍFEN

Usa-se o hífen: 1. nas palavras compostas em que os elementos da composição têm acentuação própria e formam uma unidade significativa: guarda-roupa, beija-flor, bem-te-vi; 2. com...