Dentro do projeto de inovação e expansão da Natura, o RH tem uma importante participação como demonstrado abaixo:
A Natura sempre criou produtos focados no meio ambiente, que tinham com ênfase a saúde e bem estar de seus consumidores.
Seus funcionários seguiam o sistema de trabalho que visa qualidade e produtividade com baixo desgaste físico e emocional, tanto que levou a Natura a ser indicada por mais de uma vez pela revista “VOCÊ S/A”, como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar.
Agora surge um novo desafio, como manter a qualidade e aumentar a produtividade sem que tenha um desequilíbrio no clima organizacional.
Ai que entra o RH, em um primeiro momento a Natura pretende aumentar a produção sem contratar novos funcionários, más também não irá fazer demissões ao contrario da AVON (sua maior concorrente) que demitiu cerca de 5% de seus funcionários no Brasil.
Mudanças sempre geram insegurança entre os funcionários, pode ser entre o alto escalão que se sente pressionado a gerar novos projetos com medo da concorrência interna ou até mesmo externa, como também no operacional que se sente de certo modo cobrado a demonstrar aumento de produção sem perca da qualidade.
Para formar profissionais qualificados leva-se tempo e dinheiro coisas que uma empresa que tem pressa de crescer não pode desperdiçar.
Mas o que deve ser questionado é: Como aumentar a produção sem aumento de quadro e impacto no orçamento? Como motivar e capacitar os funcionários para que esses possam ser o alicerce da empresa nesse novo projeto?
São desafios que deverão ser encarados de forma clara e transparente onde o RH deverá focar a segurança e credibilidade que a empresa sempre ofereceu ao longo desses 40 anos.
Um funcionário motivado produz sempre além do que a empresa oferece essa motivação pode ser dada de várias maneiras ex: (financeiro, pessoal, familiar etc).
No caso da Natura, esse choque conceitos e de cultura que envolve uma postura mais agressiva visando maior produtividade e resultados, poderá criar ou aparentar um choque de cultura que deve ser administrado pelo RH.
Conclusão:
A Natura é uma empresa de grande porte, conceituada e com credibilidade no mercado, tem projetos ambiciosos principalmente na América Latina, Europa e posteriormente EUA e Japão, mas se não criar uma estrutura sólida dentro da sua matriz nada será possível lá fora, isto porque os encargos trabalhistas no Brasil geram para a empresa um custo de 80% sobre o salário bruto de um empregado (uma das mais altas do mundo), e, mesmo diante deste cenário ainda oferece melhores condições para que a Natura possa produzir e exportar seus produtos.