Eliyahu Moshe Goldratt (1948) é um físico israelense que se tornou consultor de administração e um dos proponentes da Teoria das restrições. Ele afirma usar o método científico para resolver os problemas das organizações. A Meta trata-se da historia de um gerente de fabrica, Alex e sua equipe estão passando por momentos de muitas dificuldades em administrar a fabrica de maneira eficaz, sendo que esta frustração trazia problemas familiares também para o gerente Alex. Cada vez mais a situação se complicava, pois os todos os pedidos estavam atrasados e a cobrança aumentava cada dia mais até o que Alex recebeu a visita Bill Peasse vice-presidente da divisão ele veio conversar com Alex, pois havia recebido reclamações sobre a expedição dos pedidos e veio até a fábrica verificar o que estava acontecendo e causou vários transtornos e deixou bem claro para Alex que ele teria três meses para levantar fabrica caso contrario a solução seria fechar a fabrica.
Os problemas só aumentavam para Alex, pois em casa também tinha cobrança de sua esposa e filhos que estavam sendo esquecido devido seu empenho ao trabalho. Tudo que estava acontecendo fez Alex refletir ele sabia que era capaz de levantar a fábrica, tinha tecnologia as melhores maquinas de CN, tinha robôs e um bom pessoal, mas mesmo assim não encontrava a solução. Alex e os demais gerentes foram convocados a uma reunião com Bill Peach que queria informar o péssimo desempenho da divisão no primeiro trimestre. Alex buscava ânimos para ter atenção ao que Bill falava, mas sua mente se desligava e não conseguia se concentrar logo encontrou um charuto em seu bolso e ficou pensando de onde tinha surgido.
Foi onde lembrou que tinha ganhado de Jonah quando os dois se encontraram no aeroporto, e tiveram uma boa conversa referente à fábrica que Alex estava administrando então ele lembrou de toda conversa que teve com Jonah e quando Peach fez um intervalo Alex pensou e se perguntou o que ele estava fazendo ali parado enquanto podia estar na fabrica colocando as coisas em ordens. Ele saiu da reunião e voltou para sua cidade pegou um lanche e foi no alto de uma pequena colina de onde observava a fábrica e continuava pensando sobre o que Jonah tinha falado pra ele.
O livro “A Meta” esta organizado em quarenta capítulos, 385 páginas onde foram resenhados apenas os cinco primeiros capítulos. O conteúdo e de fácil interpretação mostra o cotidiano de um gerente de fábrica que esta com problemas com a produção mostrando como é possível analisar e gerenciar os problemas encontrados através de colaboração de toda a equipe. O livro é indicado a todos os estudantes e empresários que procuram uma verdadeira historia de superação que luta por suas metas.