O óxido nítrico ou NO, é um radical livre gasoso, inorgânico, incolor constituindo um dos mais importantes mediadores de processos intra e extracelular. É altamente lipofílico sintetizado pelas células indoteliais, macrófagos e de alguns neurônios do cérebro.
É produzido por várias espécies celulares incluindo células epiteliais, nervosas, endoteliais e infamatórias. Em altas temperaturas, pode ser formado por nitrogênio e oxigênio combinados.
Sua maior produção natural é feito pelo relâmpago que libera o óxido na atmosfera e mais tarde, converte-se em ácido nítrico causando chuvas ácidas.
É utilizado no relaxamento do músculo liso da parede do vaso dilatando-o, aumentando o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão arterial. As células do sistema imunitário denominado macrófagos produzem óxido nítrico para combater bactérias.
Ainda, possui funções neurotransmissoras das células nervosas agindo em todas as células adjacentes paracrinamente e autocrinamente sem envolver-se numa sinapse física.