18.4 C
Sorocaba
segunda-feira, abril 7, 2025

Ambiente Estuarino

Autoria: Muriel Braga Nunes

Estuário é uma massa de H²O costeira semifechada que possui uma ligação livre com o mar aberto, é portanto extremamente afetado pela ação das marés, dentro deles H²O doce (oriunda dos sistemas terrestres) se mistura (diluí) com H²O marinha.

->Podem ser considerados ambientes de transição ou ecótones entre habitats de H²O doce e marinhos, porém apesar disso possuem características físicas e biológicas bem exclusivas, Como caract. físicas eu posso citar salinidade, densidade de H²O, temperatura e como biológicas, a fauna e a flora do local.

->São ambientes muito importantes pois devido ao fato de serem altamente produtivos (graças aos subsídios do fluxo de H²O e abundância de nutrientes),

->Sustentam diversas espécies, algumas passam todo o seu ciclo de vida nesse ambiente (ex:ostras, algumas espécies de gastrop. e caranguejos), outras apenas uma parte de sua vida, geralmente a fase inicial, pois encontram nesse ambiente uma quantidade menos limitada de recursos( alimento e abrigo contra predadores), como alguns caranguejos e peixes pescados até em alto mar. Ainda existem aquelas que são apenas visitantes, seja durante a maré alta (peixes e crustáceos), seja durante a maré baixa (aves, répteis e até mesmo pequenos mamíferos).

->Algumas condições não previsíveis como tempestades e correntes aquáticas interferem diretamente na distribuição espaço-temporal da comunidade, alterando os parâmetros populacionais como crescimento, mortalidade e recrutamento.

->Devido à esses fatores, toma-se muito complexo o estudo da composição, distribuição e variabilidade temporal dos animais estuarinos.

->Bem, um dos animais residentes dos estuários é a Neritina virginea, um gastrópodo pertencente a família Neritidae que possui aproximadamente 50 espécies de caramujos, predominantemente marinhos altamente adaptados a ambientes estuarinos.

->Possui como caract. fertilização com cópula e desenvolvimento parcial no interior de cápsulas com número variável de ovos.

->Assim como os gastrópodos é um escavador e se alimenta de partículas depositadas nos vegetais ou entre o sedimento, possui uma ampla distribuição, sendo encontrado em estuários, marismas e bancos areno-lodosos desde da Flórída até Santa catarina.

->Assim como todos os animais estuarinos, possui adaptações fisiológicas e resiste portanto a grande variações de salinidade e temperatura, possui um papel fundamental; na reciclagem de nutrientes (como o nitrogênio) devido a sua atuação no material vegetal em decomposição.

->Apesar disto, neritina virginea é pouquíssimo estudada e não foi encontrado nenhum trabalho sobre os parâmetros populacionais, como: crescimento, padrão de recrutamento e mortalidade desta espécie.

Outros trabalhos relacionados

A INDÚSTRIA ENERGÉTICA E O MEIO AMBIENTE

A INDÚSTRIA ENERGÉTICA E O MEIO AMBIENTE SUMÁRIO: INTRODUÇÃO 1 O SISTEMA ENERGÉTICO 1.1 POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA 1.2 O EFEITO ESTUFA 2 FONTES DE ENERGIA 2.1 TERMOELÉTRICAS 2.2 HIDROELÉTRICAS 2.3 ENERGIA NUCLEAR 2.4 FONTES ALTERNATIVAS CONCLUSÃO...

MILITÂNCIA JOVEM: O FIM DA ANESTESIA

MILITÂNCIA JOVEM: O fim da anestesia Universidade Anhembi Morumbi RESUMO A grande reportagem aqui apresentada tem como tema a militância dos jovens em partidos políticos brasileiros. Através...

SOCIOLOGIA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SOCIOLOGIA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RESUMO Nos últimos tempos o que se tem percebido é que a crescente concorrência vem fazendo com que as pessoas cada...

UM PASSO EM FRENTE NA FILOGENIA DAS ANGIOSPERMAS

As relações entre os principais linhagens de angiospermas (plantas com flores todas) foram dois estudos publicados na PNAS em 28 novembro de 2007 ....