20.8 C
Sorocaba
sábado, dezembro 21, 2024

A CASA DA MADRINHA – Lygia Bojunga Nunes

A CASA DA MADRINHA – Lygia Bojunga Nunes

História e aventura de Alexandre um menino pobre – vendedor ambulante das sinaleiras do Rio de Janeiro que vai para o interior em busca da casa de sua madrinha.

Um de seus companheiros de viagem será um pavão que repetia tudo o que Alexandre falava – fora viciado por seus donos.
Fazem sucesso com mágicas e contando histórias.

Alex soube da casa da madrinha por seu irmão (Augusto). Resolve ir conhecê-la já que saíra da escola porque seus pais não gostavam da professora que inventava aulas com sua maleta colorida.

Após fazerem sucesso aparecem vários donos do pavão que procuram prendê-lo e ele se solta várias vezes. Até que ele vai parar na Escola Osarta do Pensamento (ATRASO) onde lá terá aula: papo, linha e filtro. Depois de fugir de Osarta o povão conhece o marinheiro João das mil e uma namoradas que as presenteava com suas penas.

Em uma das apresentações Alex conhece Vera que passa a conviver com eles embora os pais de Vera o rejeitasse por achá-lo largado, afinal um pai e uma mãe metódicos – Vera tinha horário para tudo.

Por outro lado a história do pavão não era diferente: após conhecer o marinheiro e ser depenado é tratado por um veterinário e levado para um zoológico até que o vigia Joca resolve roubá-lo para um número numa Escola de Samba mas com a saída de Joca da Escola de Samba o pavão será vendido para uma família que o usaria para enfeitar o jardim, nisso conhece a Gata da Capa uma vira lata matratada que se escondia atrás de uma capa de chuva – moraram juntos até que a casa foi demolida, ao ir procurar a gata por terem se separado, o pavão encontra Alexandre e juntos reiniciam nova jornada.

Montados no Cavalo Ah: Alexandre , Vera e o Pavão rumam em novas aventuras para a casa da madrinha, reencontram Augusto – irmão de Alexandre a gata da capa e a maleta da professora e também algumas fantasias deixada por Sr. Joca.
Nessas aventuras usam do desenho para materializar o sonho: já

que o medo da viagem os obscurecia; um lindo caminho e a casa também são desenhados por Alexandre.

Vera por achar que na casa havia tudo o que uma criança precisava e que lá seriam felizes pediu que a casa se trancasse, após, tenta fugir – precisava voltar para casa pois em meio a tanta brincadeira e fantasia perdera a noção do tempo.
Alex vai atrás de Vera, reencontra a chave da casa perdida dentro de uma flor amarela – agora dominado o medo voltaria à casa da madrinha e continuariam viajando para o mundo do sonho e da fantasia.

Personagens:
•Alexandre – menino pobrem vendedor ambulante
•Pavão – companheiro de viagem de Alexandre
•Vera – menina curiosa
•Augusto – irmão de Alexandre
•Gata da Capa – amiga do Pavão
•Cavalo Ah
•João das Mil e Uma Namoradas.

Outros trabalhos relacionados

Dom Quixote de La Mancha – Miguel de Cervantes

Dom Quixote de La Mancha - Miguel de Cervantes A batalha dos moinhos de vento Dom Quixote e Sancho Pança chegaram a um local onde...

VIAGENS NA MINHA TERRA – Almeida Garret

VIAGENS NA MINHA TERRA - Almeida Garret Ação principal: O autor resolve fazer uma viagem de Lisboa a Santarém de comboio, com a intenção de...

Felicidade Clandestina – Clarice Lispector

Felicidade Clandestina - Clarice Lispector A narradora recorda sua infância no Recife. Ela gostava de ler. Sua situação financeira não era suficiente para comprar livros....

Catar Feijão – João Cabral de Melo Neto

Catar Feijão - João Cabral de Melo Neto "Catar Feijão" é um metapoema em que João Cabral, tendo como objeto a construção do poema, toma...