25.1 C
Sorocaba
sábado, fevereiro 22, 2025

ALVEZ & CIA. – Eça de Queirós

ALVEZ & CIA. – Eça de Queirós

Alves & Cia. é a firma da qual são sócios Machado e Alves e o título deste “pequeno romance” sobre o adultério e suas conseqüências.

Quando no dia do Aniversário de Ludovina, esposa de Godofredo (Alves), este a surpreende abraçada Machado, começa a história. Alves perturbado com a surpresa, se retira e Machado foge da sala.

Alves expulsa Lulu para a casa do pai (que recebe a notícia feliz com a pensão que receberá junto) e decide que ele e Machado tirarão na sorte quem se suicidaria. Posto que Machado e as testemunhas achem isto ridículo, vai-se decidindo por um duelo de pistolas, logo por um de espadas (porque “não foi tão sério”), logo por duelo nenhum.

Ludovina viaja com o pai e volta mais tarde. Machado volta trabalhar num clima seco e frio onde antes houveram dois grandes amigos. Já nessa época Alves quer a reconciliação.

O tempo vai passando, Alves se reconcilia com Ludovina, sua amizade com Machado renasce; a firma prospera, Machado casa, enviuva, casa novamente, etc. Ao final de 30 anos, os três são felizes e ainda muito unidos, mas nunca esquecem o episódio lamentável em que se envolveram; Alves sente-se feliz que não se precipitara.

Outros trabalhos relacionados

Piratas do Vale do Silício

Pirates of silicon Valey (Piratas do Vale do Silício) No filme temos a história de duas das pessoas que mais contribuíram para o desenvolvimento tecnológico...

DEPOIS DAQUELA VIAGEM

Análise do contexto histórico Na linguagem dos jovens, a autora retrata com bom humor as farras da turma; o despertar para a sexualidade, a angústia...

Os Lusíadas – Luís de Camões

O renascimento literário atingiu seu ápice em Portugal, durante o período conhecido como Classicismo, entre 1527 e 1580. O marco de seu início é...

O Feijão e o Sonho – Orígenes Lessa

O Feijão e o Sonho - Orígenes Lessa A obra publicado em 1938, O Feijão e o Sonho caiu no agrado da crítica e do...