24 C
Sorocaba
quarta-feira, dezembro 25, 2024

ANAFILAXIA

A Anafilaxia é o processo oposto à profilaxia: de facto, enquanto esta significa protecção ou imunidade, anafilaxia significa, literalmente, “protejo contra”, para indicar que, em vez de imunização contra um antigénico particular, o organismo reage à sua introdução com alterações graves, de intensidade variável, que podem, inclusive, causar a morte.

A anafilaxia é devida à união de um antigénio com anticorpos, os quais, no entanto, devem encontrar-se em quantidade e condições óptimas para que se origine este fenómeno. A agressão dirigida pelos anticorpos contra os antigénios é um fenómeno de protecção que os organismos desencadeiam para se defenderem de substâncias susceptíveis de lhe causarem alterações.

A anafilaxia é provocada pela união do antigénio com os anticorpos ligados às células. Esta união compromete, em última análise, directamente a célula, que reage libertando uma substância química, a histamina, capaz de provocar a grave reacção de choque.

É, deste modo, um mediador químico, a histamina, o responsável do envolvimento dos órgãos afectados, em medida e modos variáveis. Os sintomas devem-se à contracção espástica da musculatura lisa.

As principais manifestações são representadas pelas reacções urticariformes da pele e pelas alterações respiratórias, que podem chegar à asfixia e ao colapso circulatório.

Há também que destacar a anafilaxia alimentar. Fenómenos de hipersensibilidade a alimentos particulares manifestam-se em alguns indivíduos, os quais, após a ingestão desses alimentos, apresentam uma reacção, em geral moderada, mas outras vezes acompanhada de sintomas bastante graves.

Deste modo, é normal distinguir-se entre a pequena anafilaxia alimentar e a grande anafilaxia alimentar, tendo em conta a gravidade dos sintomas.

Outros trabalhos relacionados

CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata representa um sério problema de saúde pública no Brasil, em função de suas altas taxas de incidência e mortalidade. Ele...

Paralisia Cerebral

Autor: Luma Gomides de Souza INTRODUÇÃO A Paralisia Cerebral foi descrita em 1843, quando William John Little, um ortopedista inglês, descreveu 47 crianças portadoras de rigidez...

LARINGITE

A laringite é o processo inflamatório da laringe. Existem vários tipos de laringite. De seguida referimos as principais. A laringite aguda pode depender de excessos vocais...

TIREOIDE E GRAVIDEZ

De um modo geral, o hipertiroidismo, o hipotiroidismo e o aparecimento de nódulos da tireoide, são mais frequentes nas mulheres do que nos homens....