Todos sabemos como é. Uma tempestade se aproxima e subitamente escutamos o som ensurdecedor de um trovão. “Nossa! Esse passou perto!” Mas quanto “perto” realmente caiu o raio? É difícil determinar a distância de um raio só por vê-lo e a quantidade de raios vistos também não é uma boa maneira de saber.
Continue lendo para obter uma forma potencial de salvar a sua vida, o que pode ajudar você a saber exatamente a que distância encontra-se da cauda de um raio.
Olhe para o céu e procure um relâmpago;
Conte os segundos até que escute o som do trovão. Se você tem um relógio que conte os segundos, comece a contar assim que ver o relâmpago e pare logo no início do som do trovão;
Divida o tempo em segundos, por 3, para saber a distância em quilômetros (ou por 5, para calcular a distância em milhas). Em outras palavras, se contar 15 segundos desde o relâmpago, até o som do trovão, o raio caiu a cerca de 5Km de você. O espaço que ocorre desde que se vê a luz até ouvir o som é por causa que o som viaja muito devagar do que a luz;
Procure abrigo imediatamente se o temporal está se aproximando. Você pode saber disso facilmente, basta medir a distância de 2 ou 3 raios.
Dicas Bônus
Relâmpago = Luz do raio; Trovão = Som do raio;
O som viaja a diferentes velocidades, dependendo da temperatura e da umidade relativa do ar, mas a diferença vai ser muito pequena.
Cuidados
Esse não é um exercício para ser feito em campo aberto. Se há muitos raios caindo ao redor, procure abrigo imediatamente;
As tempestades viajam muito rápido. Talvez você calcule que um temporal está a 50Km de você, mas no próximo raio, ele pode estar muito mais perto.