18.5 C
Sorocaba
sábado, abril 5, 2025

CONJUNTIVITE

Uma Conjuntivite é um processo inflamatório da conjuntiva que pode ter origem traumática (presença den corpo estranho no olho, golpe de vento) ou infecciosa, por acção local de bactérias. Consoante a sintomatologia e as características objectivas que apresenta, distinguem-se vários tipos:

– conjuntivite catarral aguda – variedade mais frequente. Pode ser provocada por causas físicas e infecciosas. Em regra é bilateral. As conjuntivas aparecem avermelhadas e cobertas de secreções mucosas e mucopurulentas, as pálpebras estão inchadas e o paciente queixa-se de fotofobia.

A terapêutica desta forma de conjuntivite consiste na aplicação local de pomadas antibióticas e colírios, acompanhada de lavagens frequentes com soluções de ácido bórico.

Se a conjuntivite catarral aguda não for bem tratada pode facilmente reincidir ou passar à forma crónica, que se manifesta por rubor da conjuntiva e ardor constante.

– conjuntivite das piscinas – atinge os frequentadores de piscinas públicas. Cura-se sem complicações.

– conjuntivite purulenta – em geral de origem blenorrágica, é caracterizada peça presença de um exsudado francamente purulento.

Existem outras variedades de conjuntivite, que tomam o nome do agente etiológico que as causa ou do aspecto que a lesão apresenta: diftérica, tracomatosa, sifilítica, folicular, etc. Nestas situações, a terapêutica consiste essencialmente em tratar a causa que as provocou.

Formas sistemáticas de conjuntivite são as que habitualmente se associam a todas as doenças exantemáticas (sarampo, escarlatina, varicela, rubéola, etc…).

Outros trabalhos relacionados

CIANOSE

A cianose corresponde a uma cor azulada da pele e das mucosas, causada pela presença no sangue de uma elevada quantidade de hemoglobina reduzida,...

ANEURISMAS CEREBRAIS

Os aneurismas cerebrais são dilatações saculares ou fusiformes de artérias encefálicas (geralmente em suas bifurcações) que quando rompem, causam hemorragias cerebrais que variam desde...

CANDIDÍASE VULVOVAGINAL RECORRENTE

Autor: Flávia Menezes Rodrigues - Residente de Ginecologia e Obstetrícia Introdução A candidíase vulvovaginal recorrente (CVVR) é definida como quatro ou mais episódios anuais de vaginite...

DOENÇA DE CUSHING

A Doença de Cushing é um síndroma clinico provocado por uma hiperfunção primitiva ou secundária do cortex supra-renal, com maior frequência nas mulheres jovens. A...