20.4 C
Sorocaba
quarta-feira, novembro 6, 2024

CORPORATIVISMO – CONCEITO MUDA COM O PASSAR DO TEMPO

O termo corporativismo tem diferentes significados, dependendo do período histórico estudado. Se considerarmos a Idade Média, o corporativismo descrevia a forma como a sociedade daquele período passou a se organizar social e economicamente, a partir do século 12.

As chamadas “corporações de ofício” eram associações tipicamente urbanas, integradas por grupos de artesãos que se dedicavam a um mesmo tipo de atividade produtiva. Por meio das corporações de ofício os preços, a qualidade, a quantidade de mercadorias produzidas e até a margem de lucro obtido com as vendas eram determinados no âmbito dessas entidades.

O trabalho artesanal assim regulamentado eliminava quase que por completo a concorrência e a competição econômica entre aqueles que desempenhavam uma mesma atividade produtiva (ofício), devido ao controle sobre tudo o que era produzido e vendido em determinada região.

Corporações de ofício e coesão social
Outra importante característica das corporações de ofício era a forma como eram estabelecidas as relações de trabalho. Rígidos códigos disciplinares permeavam as relações entre mestres, jornaleiros e aprendizes.

Os mestres eram donos da oficina, ou seja, eram proprietários dos meios de produção (ferramentas e matérias-primas). Os aprendizes se subordinavam aos mestres, que lhes forneciam os meios materiais e o conhecimento necessário para uma boa formação profissional (as vocações). Na fase avançada do aprendizado, os jovens aprendizes se transformavam em jornaleiros, para depois alcançarem o status de mestres.

De modo geral, as corporações de ofício da Idade Média expressavam a sociabilidade e a coesão social características dos costumes e da tradição medieval. O advento do modo de produção capitalista ocasionou a completa destruição das corporações de ofício.

Fonte: Uol
Autor: Renato Cancian

Outros trabalhos relacionados

Dificuldades de Exercício do Controle Social

Nossa proposta de trabalho é discutir a política de Atenção á criança e Adolescência, no município de Ipatinga, bem como, refletir sobre as dificuldades...

CÓDIGO DE ÉTICA DO ASSISTENTE SOCIAL

Código de Ética do Assistente Social Resolução CFESS n. 273, de 13 de março de 1993 Princípios Fundamentais • Reconhecimento da liberdade como valor ético central e...

SUICIDIO – AMEAÇA DA ESTABILIDADE SOCIAL

De acordo com Émile Durkheim, a divisão do trabalho social decorre de um fenômeno social que agrupa os seguintes fatores: volume, densidade material e...

POPULISMO

Fenômeno político baseia-se no carisma de governantes. Nas ciências sociais, o conceito de populismo se reveste de extrema complexidade devido à multiplicidade de usos do...