Autoria: Patricia Sullivan de Oliveira
1.INTRODUÇÃO
Depressão (psicologia), distúrbio mental caracterizado por sentimentos de inutilidade, culpa, tristeza e desesperança profunda. Pode aparecer acompanhada de vários sintomas concomitantes, incluindo as perturbações do sono e a falta de apetite, perda de iniciativa, autodestruição, abandono, inatividade e incapacidade para o prazer.
2.BIOTIPOLOGIA DA DEPRESSÃO
Os principais tipos de depressão são o distúrbio depressivo e a depressão bipolar (ou síndrome maníaco-depressiva). Nessa última, alternam-se períodos depressivos e estados de euforia.
3.APARIÇÃO
Os distúrbios depressivos podem ter uma certa predisposição de tipo genético. Por isso, o risco de sofrer um distúrbio deste tipo é maior nas famílias de pacientes depressivos. Os últimos estudos realizados sugerem que esta predisposição genética pode estar ligada a uma sensibilidade anormal ante um neurotransmissor, a acetilcolina cerebral.
4.TRATAMENTO
No tratamento da depressão, são empregados dois tipos de medicamentos: os antidepressivos tricíclicos e tetracíclicos e os inibidores da MAO (monoaminooxidasa). Em 1986, foi introduzido o Prozac (fluoxetina), que inibe a reabsorção da serotonina no cérebro.