O ganho de peso durante a gestação é fato, e inevitável. Mas como administrar este ganho, de forma saudável para a mãe e o bebê?
Devemos sempre levar em consideração o peso em que a mulher se encontra, antes ou quando ficou sabendo da gravidez, este dado irá determinar quanto ela deverá aumentar em kg, durante as 40 semanas, sem que haja prejuízo para a mãe e o bebê.
É importante lembrar, que o pouco ganho de peso, é tão prejudicial quanto o seu aumento excessivo, cada mulher é um indivíduo “único”, portanto não generalize, as suas necessidades são diferentes de outras grávidas.
Para manter o ganho dentro do padrão ideal, nada melhor do que seu acompanhamento freqüente, e em caso de ganho inadequado, só uma boa orientação poderá determinar, onde está o erro e como corrigi-lo. Pré-natal, alimentação e atividade física quando indicados de forma correta, levam a resultados excelentes para a gestante e seu nenê. O ideal é não esperar que as coisas se agravem, para daí procurar um profissional qualificado.
O médico irá fazer as indicações de acordo com sua necessidade, mas se a intenção é por exemplo, praticar hidroginástica, assim que for liberada, procure um local habilitado e que esteja habituado a trabalhar com gestantes, para então iniciar a atividade física. Da mesma forma, a alimentação deverá ser orientada por um Nutricionista, pelo menos a cada trimestre. Os alimentos e sua quantidade deverão ser consumidos de acordo com sua idade gestacional (afinal as necessidades do feto até bebê serão diferentes em cada fase), composição física e rotina diária, não faça dietas restritivas, não coma por dois, e não exclua alimentos sem orientação. Mas principalmente, confie nos profissionais que a acompanham nesta fase especial da sua vida.
Ana Claudia M T Pagliuso – Nutricionista CENUT