O objetivo dessa dinâmica de integração para idosos é oferecer técnicas de dinâmicas de recreação e integração se encaixam no campo das relações humanas e servem para:
Integrar o Idoso no meio social;
Desenvolver o conhecimento mútuo e a participação grupal;
A busca da convivência com colegas da mesma idade, melhor idade.
Desenvolver ocupação para o tempo ocioso;
Adquirir hábitos de relações interpessoais; Desinibir e desbloquear.
Desenvolver a comunicação verbal e não verbal; Descobrir habilidades lúdicas;
Desenvolver adaptação emocional; Descobrir sistemas de valores;
Dar evasão ao excesso de energia e aumentar a capacidade mental.
Material: Nenhum
Todos os participantes permanecem em pé, formando um círculo.
O coordenador solicita que todos construam uma máquina em movimento, usando somente seus próprios corpos.
A seguir orienta, dizendo que um dos participantes irá dar início, fazendo movimentos repetitivos, com os braços, um no alto outro para baixo, ritmando, acompanhamento o movimento com um som de boca. Os outros participantes ajuntam-se um a um, procurando imitar os movimentos do colega, com parte da máquina, acrescentando seus próprios movimentos e sons de boca.
O exercício continua até que todos se tenham integrado, imitando os diferentes movimentos e sons que uma máquina pode fazer.
Observação Importante: Dinâmica de Integração muito divertida e que pode ser usada em grupos de terceira idade, para idosos em geral. Importante observar que o coordenador deve estar atento a movimentos que possam levar o idoso a perder o equilíbrio ou até cair, dependendo da idade e da condição física é importante que o coordenador fique bem próximo dos participantes para evitar acidentes ou quedas. Toda dinâmica aplicada a terceira idade ou melhor idade, deve ser coordenada e orientada por profissionais competentes que devem analisar a técnica e adaptá-la ao grupo de acordo com suas necessidades.