22.6 C
Sorocaba
sábado, novembro 9, 2024

ENDOMETRITE

A Endometrite é o processo inflamatório da mucosa uterina provocado por uma infecção microbiana e por causas mecânicas, tóxicas ou circulatórias.

A maioria das endometrites é, porém, de origem bacteriana. A infecção da mucosa uterina pode aparecer devido ao contacto directo com os germes (operações cirúrgicas, lavagens, etc…) ou devido à propagação de germes já existentes na vagina ou que aí foram colocados durante relações sexuais, por exemplo, ou ainda por via circulatória, quer em relação com o bacilo da tuberculose, quer com outros agentes infecciosos responsáveis por formas generalizadas.

O parto e o aborto são ocasiões muito favoráveis para o início de uma endometrite. Os germes que provocam a endometrite são sobretudo o gonococo e o estreptococo, o colibacilo, o enterococo, o bacilo de Koch, o estafilococo, o pneumococo, o bacilo diftérico, alguns anaeróbios e, excepcionalmente, o treponema pálido.

Os factores tóxicos são as doenças do metabolismo (gota, diabetes, obesidade) e as toxinas bacterianas.

As alterações de circulação que favorecem o aparecimento de uma endometrite estão ligadas ao prolongamento excessivo da posição erecta, aos esforços físicos e sexuais intensos, às práticas contraceptivas, às alterações de posição do útero e às doenças circulatórias e respiratórias.

A endometrite pode ser aguda ou crónica.

A endometrite crónica pode ser consequência da sífilis, de tuberculose, etc. Nestas sente-se uma sensação de peso ou de corpo estranho no útero, febrícula inconstante, perdas brancas ou amarelas.

A sintomatologia da endometrite aguda é caracterizada por dor no hipogastro, febre alta, menstruações dolorosas e abundantes perdas amareladas e hemáticas.

Outros trabalhos relacionados

CANCÊR NO INTESTINO PODE SER COMBATIDO COM SUCESSO

Exames de colonoscopia para diagnóstico precoce são fundamentais. Estudo americano mostra que, apesar disso, eles são pouco difundidos. Segundo pesquisadores norte-americanos, menos da metade dos cidadãos...

ESCOLIOSE

A Escoliose é um encurvamento da coluna vertebral no sentido ântero-lateral. Visto em direcção ântero-posterior, a coluna vertebral normal de um indivíduo apresenta-se perfeitamente...

DOENÇA DE CUSHING

A Doença de Cushing é um síndroma clinico provocado por uma hiperfunção primitiva ou secundária do cortex supra-renal, com maior frequência nas mulheres jovens. A...

HEMORROIDAS NA GESTAÇÃO

Dr. Severino Rodrigues de Figueiredo A doença hemorroidária uma patologia que acomete de preferência a mulher gestante tende a se agravar com a evolução desta.,...