A Espondilite corresponde a um processo inflamatório das vértebras.
Distingue-se em espondilite anterior e em espondilite posterior, conforme afecte os corpos ou os arcos vertebrais. As formas mais comuns e mais importantes são:
-
- Espondilite tuberculosa
-
- Espondilite meningocócica
-
- Espondilite tífica
- Espondilite por piogénicos
A espondilite tuberculosa é, mais frequentemente, anterior e determina um processo de necrose óssea, no seguimento da qual o corpo vertebral, sob o peso das vértebras subjacentes, sofre esmagamento, provocando uma manifestação terminal típica dos casos não tratados a tempo.
Por sua vez, a inflamação crónica tuberculosa forma o abcesso frio (colecção de meterial de aspecto purulento, que abre caminho no seio dos tecidos, podendo, depois, aparecer superficialmente, mesmo que a considerável distância do ponto inicial).
Quer o abcesso frio, quer a deformação do corpo vertebral podem comprimir a medula, provocando toda uma série de sintomas ligados à interrupção ou irritação das vias nervosas sensitivas e motoras.
A sintomatologia da doença de Pott compreende dores vertebrais, febrícula, sudação, sensação de cansaço e depois, por vezes, parilisia e dores nos membros, por exemplo.
A terapêutica faz-se com imobilidade absoluta e ministração de fármacos antituberculosos por muito tempo, além de reconstituintes gerais. A terapêutica cirúrgica é quase sempre necessária para correcção das deformações.