Autoria: Regiane Andrade
É interessante assinalar a existência de divertimentos e jogos de raquete muito anteriormente no Norte da França: “o jeu de paume” (jogo de palma) desde o século XV que consistia em se impulsionar uma pequena bola feita de material leve contra uma parede ou de um lado para o outro, em um campo, com as mãos revestidas por uma luva ou correia de couro, utilizando-se mais tarde uma pá de madeira.
No Museu do Prado, em Madri, Espanha, existe um famoso quadro de Goya datado de 1776 e intitulado “el juego de pelota” que mostra dois trios de jogadores defrontando-se em um terreno baldio, sem rede ou campo delimitado, portando longas e estreitas raquetes de madeira com pequenas cestas nas pontas, em posição similar a do frescobol. Parece tratar-se de uma variante da “pelota basca”.
Existem também situações de jogos semelhantes praticados na Inglaterra no reinado de Henrique VIII, o que caracteriza a região Basca na Europa como introdutora deste tipo de atividade física e de divertimento.
No Brasil o Frescobol surgiu em 1946, em Copacabana após o término da Guerra Mundial, idealizado por Lian Pontes de Carvalho, que morava na Av. Atlântica.
O novo esporte teve como berço o trecho de praia conhecido como Posto 2 onde Lian frequentador do local e fabricante de móveis de piscina e pranchas de madeira desenvolveu as primeiras raquetes.
O esporte desenvolveu-se ao Leme e ao Posto 6 sempre com um número crescente de praticantes o que originou os primeiros atritos entre os praticantes e banhistas e que determinou a primeira proibição pela Polícia de Copacabana nos anos 50 e 51, tranferindo-se para a Praia do Diabo, que se tornaria a grande academia de frescobol (lá sua prática sempre foi tolerada e liberada).
Hoje o frescobol é um dos esportes mais difundidos nas praias brasileiras. Joga-se praticamente em todos os Estados. No exterior há jogos similares e é cada vez maior a sua prática graças ao grande número de brasileiros residindo em praias nos E.U.A e Europa.
Excelente exercício físico e ótimo entretenimento, quem joga frescobol com frequência e intensidade apura os reflexos e se mantém em forma