Criada a partir do trabalho de graduação dos jovens Larry Page e Sergey Brin na Universidade de Stanford, há pouco mais de dez anos, a Google Inc. transformou-se em uma das mais valiosas empresas da atualidade, ocupando a 20º posição no ranking das empresas mais valiosas de 2007, de acordo com a pesquisa Best Global Trends 2007 . A empresa teve uma valorização de 44% em 2007 – a maior entre as empresas elencadas –, e está avaliada em US$ 17,837 bilhões. Além disso, a empresa indexa bilhões de páginas e responde a mais de 100 milhões de buscas por dia, superando buscadores como o Yahoo! e o Live Search, da Microsoft.
Desde o seu nascimento, a Google sempre teve o empreendedorismo e a inovação em sua filosofia. Quando saíram da universidade, Larry e Sergey tinham o objetivo de construir a melhor ferramenta de busca do mundo. Concentraram todos os seus esforços em alcançar esse objetivo, e em pouco tempo os dois jovens tinham alcançado seu objetivo, e através de seus algoritmos e sistemas, já detinham grande parte da informação disponível na internet. Porém ambos sabiam que precisariam se reinventar e que a busca não seria o único foco da empresa.
A partir do momento que seu buscador já estava consolidado na internet e que detinha um enorme volume de informações, Larry e Page precisavam ir além. Era hora de buscar algo novo. Descobriram que a informação seria o principal foco do seu negócio, mas agora quem forneceria essa informação seria seu usuário e, com isso, passaram a se concentrar em colocá-los em primeiro lugar. A empresa, por sua vez, retribuiria com serviços cada vez mais ajustados e focados nos desejos e necessidades de seus clientes. Atender às necessidades do usuário se tornaria em breve uma nova tendência mundial de mercado e a Google seria uma das primeiras empresas a adotar essa filosofia.