20.2 C
Sorocaba
domingo, dezembro 22, 2024

HENRY CAVENDISH

HENRY CAVENDISH


Químico e físico inglês
10 de outubro de 1731, Nice (França)
24 de fevereiro de 1810, Clapham (Inglaterra)

Henry Cavendish estudou em Hackney e em Peterhouse, Cambridge. De temperamento bastante original, era profundamente tímido e avesso ao convívio dos parentes e amigos.

Autodidata singular, Cavendish dedicou sua vida às pesquisas científicas. Em 1760 foi eleito para a Royal Society e, em 1803, foi escolhido, com mais sete cientistas estrangeiros, para sócio do Institut de France.

Em 1766, Cavendish isolou e estudou o hidrogênio, que chamou de “ar inflamável”. Estudou também as propriedades do anidrido carbônico e determinou a densidade de vários gases.

Ele demonstrou que a água é composta de oxigênio e hidrogênio em proporções constantes e que o ar contém predominantemente oxigênio e nitrogênio, além de outros gases em pequenas proporções.

Cavendish constatou que, sob o efeito de uma descarga elétrica, o oxigênio e o nitrogênio se combinam, dando, em presença da água, ácido nítrico.

O cientista verificou ainda que um pouco menos de 1% do nitrogênio do ar atmosférico não se combina com o oxigênio sob a influência de uma descarga elétrica. O significado real dessa aparente anomalia só foi explicado em 1894, quando lorde Rayleigh e sir William Ramsay isolaram o argônio, adotando um processo bastante semelhante ao de Cavendish.

Adepto da teoria flogística, Cavendish não percebeu que suas experiências sobre a natureza dos gases constituíam a prova irrefutável da fragilidade e da inconsistência dessa teoria. Mesmo depois de conhecer o ponto de vista de Lavoisier, continuou ainda a adotar a terminologia flogística. (Alguns cientistas davam o nome de flogístico ao fluido que, acreditava-se, associado a uma substância e, através de calor e luz, se manifestava nos corpos e produzia combustão. Mais tarde, descobriu-se que o responsável por essas reações era o oxigênio.)

GRAU DE ELETRIFICAÇÃO

No domínio da eletricidade, Cavendish contribuiu decisivamente para o melhor conhecimento dos fenômenos de indução elétrica. Devem-se a ele a introdução do importante conceito de potencial, que ele chamava “grau de eletrificação”, bem como as primeiras noções de resistência dos condutores elétricos.

Após uma série de experiências, Cavendish determinou a densidade média da Terra, com bastante aproximação. O valor encontrado pelo cientista – 5,48 – é praticamente preciso, considerando-se que as mais recentes determinações fixam em 5,5 a densidade média do planeta.

Os trabalhos de Cavendish, inclusive suas memórias, foram reunidos e publicados, em 1921, com o título Os Escritos Científicos de Henry Cavendish

Outros trabalhos relacionados

MAO TSÉ-TUNG

MAO TSÉ-TUNG Político e revolucionário chinês 26/12/1893, Shaoshan, China 9/9/1976, Pequim, China Fundador da República Popular da China e um dos mais proeminentes teóricos do comunismo do século...

ANTOINE LAURENT LAVOISIER

ANTOINE LAURENT LAVOISIER Químico, filósofo e economista francês 26/08/1743, Paris, França 8/05/1794, Paris, França "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Com essa frase...

ALESSANDRO GIUSEPPE ANTÔNIO ANASTACIO VOLTA

ALESSANDRO GIUSEPPE ANTÔNIO ANASTACIO VOLTA Alessandro Giuseppe Antônio Anastasio Volta nasceu na cidade de Como, na Itália, no dia 18 de fevereiro de 1745. Ele...

CÂNDIDO RONDON: UMA VIDA DE DEDICAÇÃO E AMOR

No dia 05 de maio de 1865 nascia em Mato Grosso, na sesmaria do Morro Redondo um menino que mudaria a história de um...