18.2 C
Sorocaba
quarta-feira, novembro 20, 2024

Hipertensão Arterial

A pressão sanguínea é a força exercida pelo sangue contra as paredes das artérias.

As artérias são vasos sangüíneos que saem do coração e levam o sangue oxigenado com nutrientes para todas as regiões do nosso organismo. Normalmente, a pressão do sangue apresenta pequenas oscilações durante o dia, isto é, aumenta e diminui.

Entretanto, quando na maior parte do tempo, ela permanece elevada é chamada de pressão alta ou hipertensão.

A pressão sanguínea é expressa por dois números, sendo o maior conhecido por pressão máxima (Sistólica), é medida quando o coração contrai. O menor número é conhecido por pressão mínima (Diastólica), é medida quando o coração relaxa depois da batida forte.

Assim, a medida de 120/80 mmHg (milímetros de mercúrio) é expressa verbalmente como “120 por 80” ou também “12 por 8.

Os valores de pressão arterial considerados ótimos para adultos acima de 18 anos são: menor que 120 mmHg para a sistólica e menor que 80 mmHG para a diastólica.

Pressão alta, ou hipertensão. É aquela de 140/90 mmHg ou superior. Ambos os números são importantes. Uma vez que a pressão alta aparece, ela geralmente dura por toda a vida. a boa notícia é que a pressão alta pode ser tratada e controlada.

Hipertensão é chamada de “assassina silenciosa” porque geralmente não apresenta sintomas. Algumas pessoas podem não descobrir que têm pressão alta até que apresentem problemas no coração, cérebro, rins, olhos e casos sangüíneos.

Quando a pressão alta não for descoberta e tratada ela pode causar:

• Aumento do coração, o qual pode ocasionar a falha deste.
• Aneurismas nos vasos sanguíneos, mais comumente na aorta e artérias no cérebro, pernas e intestino.
• Estreitamento dos vasos sanguíneos nos rins, o que pode causar a falha destes.
• Endurecimento precoce das artérias pelo corpo, especialmente aquelas no coração, cérebro, rins e pernas. Isso pode causar ataque cardíaco, infarto, falha nos rins ou amputação de parte das pernas.
• Sangramento ou ruptura de vasos sangüíneos nos olhos, o que causa alterações na visão e pode resultar em cegueira.

A Hipertensão não tem cura, mas tem controle. Nunca abandone o seu tratamento.

Outros trabalhos relacionados

CANDIDÍASE VAGINAL

Sobre diagnóstico da candidíase vaginal The diagnosis of vaginal candidiasis Professor Doutor de Ginecologia do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual...

MODULADORES DOS HÁBITOS DE SONO NA INFÂNCIA

RESUMO Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica realizado com o objetivo de apresentar os principais fatores orgânicos, psicológicos e culturais que influenciam os hábitos...

Volvoparia

Autoria: Celia Regina VALVOPATIAS BEBEDOURO SETEMBRO, 2006 Definição As válvulas cardíacas são uma causa importante de Cardiopatia. Os tipos principais são: Estreitamento ou rigidez anormal da válvula, resultando em estenose; Insuficiência...

PRIMEIROS SOCORROS AO POLITRAUMATIZADO DE TRÂNSITO

Autor: Roberto Sérgio de Tavares Canto Introdução A morte decorrente de acidente em estradas está-se constituindo no 3º flagelo da humanidade, logo após as moléstias cardiovasculares...