O que é o SPAM
De modo objetivo, SPAM, para efeito do presente compromisso pode ser definido como o envio de e-mails não solicitados.O SPAM não é um meio de propaganda viável. Apesar de ser muito tentador usá-lo como meio publicitário, ele está forçando toda a Internet a uma mudança nos regulamentos de uso do sistema de e-mails e aumentando suas restrições e punições contra as empresas que praticam SPAM.
É importante também sempre denunciar o SPAM, que é uma prática negativa para a internet e somente por meio das denúncias poderemos combatê-la.
Porque SPAM é um problema
A Internet, atualmente, é um ambiente extremamente dinâmico, complexo e cheio de informações. O e-mail é um dos componentes da Internet, e hoje em dia é um dos principais meios de comunicação dentro dela.
Entretanto, este meio de comunicação vem sendo cada vez mais degradado pelo elevado número de e-mails, não só de propagandas como também de piadas ou qualquer outro tipo de e-mail enviado indiscriminadamente, sem que tenha sido pedido pelo destinatário. Isso é o SPAM. Essa degradação se traduz em elevado uso de espaço para armazenamento das mensagens, sobrecarga dos servidores que administram e transmitem os e-mails, sobrecarga das redes de comunicação, etc.
Além disso, cada vez mais os e-mails não solicitados são ignorados pelos destinatários que passam, inclusive, a repudiar as empresas que os enviam. Assim, até mesmo comercialmente o SPAM está se tornando algo altamente não recomendável.
• INSTRUÇÕES BÁSICAS QUE MINIMIZARÃO ACUSAÇÕES DE PRATICA DE SPAM.
Precauções
Seguem algumas dicas para seguir e minimizar a chance de você ser acusado de envio de SPAM:
• Não compre listas de e-mails. Isso no mínimo é ilegal, e certamente gerará reclamações de envio de SPAM.
• Não acredite se algum vendedor garantir que sua lista de e-mails está aprovada pelos destinatários para receberem mensagens. Isso é mentira.
• Se algum visitante do site www.digitabrasil.com.br se cadastrar como seu afiliado, isso não quer dizer que ele aceitou receber propaganda sua. Ele deve explicitamente pedir para receber seus e-mails de propaganda.
• Se você tem um programa que cadastra todos os endereços de e-mails das pessoas que enviam perguntas para você e usa essa lista para enviar e-mails, certamente será acusado de SPAM.
• Não existe nenhuma legislação brasileira sobre o assunto, portanto não é válido nenhum argumento de que os e-mails enviados não podem ser considerados SPAM devido a algum congresso ou legislação, tanto nacional como estrangeira.
• Consulte sempre o site a pessoa antes de enviar um e-mail a ela. Guarde o e-mail de confirmação pois será sua única prova do aceite explícito do visitante em receber seus comunicados.
• FONTES COMPLEMENTARES DE INFORMAÇÕES
SPAMBRASIL
http://www.antispam.org.br
SpamCop – Spam Reporting and Filtering Software
http://spamcop.net
Spam.Abuse.net – “Fight Spam on the Internet!” information center
http://spam.abuse.net
CAUCE – Coalition Against Unsolicited Commercial Email
http://www.cauce.org
About.com Spam Information – Learn the basics about spam
http://email.about.com/cs/spamgeneral
Everything Email – Unsolicited E-mail (SPAM) Issues
http://everythingemail.net/email_unsolicited.html
ScamBusters.org – Stop Spam!
http://www.scambusters.org/stopspam/index.html
MacInTouch – MacInTouch Spam and Scam Resources
http://www.macintouch.com/spam.shtml
Spambot Beware – Glossary of Spam Related Terms
http://www.turnstep.com/Spambot/glossary.html
Rahul.net Spam Glossary
http://www.rahul.net/falk/glossary.html