20.2 C
Sorocaba
sábado, dezembro 21, 2024

INTERNET COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO

A internet, também conhecida como a “Rede”, é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Surgiu da idealização de uma rede de computadores por volta dos anos 60 para ser utilizada como uma ferramenta militar alternativa, que tivesse a capacidade de resistência a um conflito nuclear mundial (MONTEIRO, 2001).

Contratados pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, um grupo de programadores e engenheiros eletrônicos, desenvolveram um conceito de rede por onde as mensagens passariam em pequenas partes chamadas de “pacotes”. Dessa maneira, as informações fluiriam com rapidez, flexibilidade e tolerância a erros, tendo cada computador considerado como um “nó” ou ponto, que mesmo impossibilitado de operar, não impediria o fluxo de informações.

Em 1969, baseado neste conceito, deu-se início a uma comunicação entre uma universidade da Califórnia e um centro de pesquisa em Stanford, o que outros computadores de universidade se juntaram a estes com a finalidade de pesquisas militares e indústrias bélicas.

Em meados dos anos 90, a internet passou a ser administrada por instituições não-governamentais, que se encarregaram de estabelecer padrões de infra-estrutura, registrar domínios, etc. As primeiras iniciativas no sentido de disponibilizar a internet ao público em geral no Brasil, aconteceram em 1995, com a atuação do governo federal através do Ministério da Comunicação e do Ministério de Ciência e Tecnologia. Daí por diante, a internet no Brasil experimentou um crescimento enorme.

Além de ser uma mídia, é sem dúvida alguma, um meio de comunicação, sendo o e-mail, o tipo de meio mais utilizado. Menos invasivo que o telefone e menos formal que uma carta, tem sido a atividade mais freqüente entre os usuários brasileiros, superando até mesmo a simples navegação pela rede WWW (World Wide Web) (MONTEIRO, 2001).

Uma pesquisa do CETIC.br – Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, feita com 2.286 entrevistados que utilizaram a internet nos últimos três meses para se comunicar, revela que da faixa etária de 10 a 15 anos 69,85% usou e-mail para se comunicar; 42,14% para mensagens instantâneas; 51,22% participaram de sites de comunidades e relacionamentos (ex. orkut); 37,43% de chats e/ou listas de discussão.

Já na faixa etária de 16 a 24, 82,47% usou e-mail para se comunicar; 54,52% para mensagens instantâneas; 55,35% participaram de sites de comunidades e relacionamentos (ex. orkut); 40,09% de chats e/ou listas de discussão.

Bibliografia

MONTEIRO, L. A Internet como meio de comunicação possibilidades e limitações. Anais do 24. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Campo Grande/MS, setembro 2001. São Paulo, Intercom/Portcom: Intercom, 2001.

Outros trabalhos relacionados

COMPUTADORES WINDOWS 7 NÃO ACESSAM A REDE

Se você está enfrentando problemas para acessar a rede com seu computador Windows 7, significa que você pode está com um Vírus na...

INTERCONEXÃO DE REDES

Resumo O avanço tecnológico tem permitido o desenvolvimento de novas aplicações utilizando redes de comunicação cada vez mais sofisticadas e com sistemas computacionais ainda mais...

Segurança de Dados em Redes

Autoria: Bruno Moreira Componentes: Aline Rodrigues de Souza Carlos Eduardo Guimarães de Salles Carlos Eduardo Martins de Oliveira (CaEd) Cristiane Barbosa da Cruz Fabio dos Santos Moreira José Osvaldo Amaral Tepedino Maurício...

VOIP EM REDES SEM FIO, FUNCIONA?

Mobilidade, acesso sem fio e convergência são as palavras de ordem no atual mercado das redes de comunicação. Trata-se de uma tendência irreversível, que...