25.1 C
Sorocaba
sábado, fevereiro 22, 2025

LARINGITE

A laringite é o processo inflamatório da laringe.
Existem vários tipos de laringite. De seguida referimos as principais.

A laringite aguda pode depender de excessos vocais e estão particularmente predispostos todos os indivíduos que, por motivos profissionais, são obrigados a falar muito. As causas mais comuns são as constipações, o frio húmido, a faringite, a influenza e o abuso do fumo.

Geralmente, as manifestações são: prurido na garganta, rouquidão, afonia, tosse forte, pouca expectoração mucosa. Trata-se com repouso, abolição do fumo, do álcool e das comidas condimentadas.

A laringite catarral crónica pode ser a consequência de uma faringite crónica, por excesso vocal habitual, por necessidade de respiração com a boca devido a uma obstrução nasal ou devido a catarro nasofaríngico. Trata-se com o silêncio, inalações salsoiódicas, bálsamos, etc.

A laringite estridulosa é uma doença de infância, que se anuncia com espirros e catarro nasal, e que se segue a “tosse de cão”, acompanhada de febre. Cura-se em poucos dias.

A laringite tuberculosa é sempre uma complicação da tuberculose pulmonar, facilitada pelo fumo, pelo álcool, pelos excessos vocais, etc. Manifesta-se com prurido na garganta, tosse (especialmente de noite) e rouquidão, a que se seguem disfagia, otalgia reflexa e acessos de sufocação.

O diagnóstico pode ser feito quando exista uma grave tuberculose úlcero-caseosa do pulmão e as lesões específicas podem pôr-se em evidência com a laringoscopia. O tratamento é feito com estreptomicina, PAS, isoniazide, repouso vocal, entre outras medidas.

Outros trabalhos relacionados

ARTRITE REUMATÓIDE

A artrite reumatóide é uma doença dos tecidos mesenquimatosos periarticulares e articulares, de evolução progressiva, que apresenta numerosas variedades clínicas. A artrite reumatóide lesa de...

PNEUMONIA DOMICILIAR GRAVE

A pneumonia continua sendo considerada importante causa de morbidade e mortalidade em uni­dade de terapia intensiva (UTI), apesar das modernas técnicas de diagnóstico e...

FEBRE AMARELA

A Febre Amarela é uma hepatite causada pelo mosquito Aedes aegyti, que pica o Homem; portanto, o contágio não se dá de homem para...

CÁRIE DENTÁRIA

Cárie Dentária A Cárie Dentária é um processo destrutivo dos tecidos duros dos dentes, caracterizado pela desagregação da estrutura mineralizada e pela transformação do tecido...