28.4 C
Sorocaba
terça-feira, janeiro 21, 2025

Lateralidade

A lateralização tem sido tema para muitos autores que se dedicam ao estudo da psicomotricidade, da linguagem e das dificuldades de aprendizagem. A ação educativa é fundamental para colocar a criança nas melhores condições para que a aprendizagem lhe permita organizar e consolidar seu desenvolvimento.

A lateralidade constitui um processo essencial às relações entre a motricidade e a organização psíquica intersensorial, além de ser uma característica da espécie humana em si, põe em jogo a especialização hemisférica do cérebro, reflete a organização funcional do sistema nervoso central.

A conscientização do corpo pressupõe a noção de esquerda e direita, sendo que a lateralidade com mais força, precisão, preferência, velocidade e coordenação participa no processo de maturação psicomotor da criança. Quando há dominância do hemisfério esquerdo, temos o indivíduo destro; quando ocorre a dominância do hemisfério direito, temos o indivíduo canhoto.

A automatização da lateralização é necessária e indispensável e deve ser automatizado o mais cedo possível e a detecção deve ser feito o quanto antes, se possível quando a criança ainda estiver no jardim de infância. O conhecimento do corpo não depende unicamente do desenvolvimento cognitivo. Depende, também, da percepção formada tanto de sensações visuais, táteis, sinestésicas quanto, em parte, da contribuição da linguagem.

A escola, ao desenvolver os seus educandos em sua totalidade – orgânica, intelectual, social e política – viabiliza um aprendizado capaz de possibilitar a inserção de um número cada vez maior deles na sociedade e na cultura das quais fazem parte. Nesse sentido, a Educação Física pode dar a sua contribuição para o processo de formação humana, sugerindo aos pedagogos de sala de aula que utilizem o movimento e a linguagem corporal, seja através do jogo, da brincadeira ou de outras atividades dinâmicas, para possibilitar que o aluno aprenda a se relacionar com o mundo exterior.

A Educação Física apresenta vários objetivos tais como buscar desenvolver as potencialidades da criança e, conseqüentemente, auxiliarem na aprendizagem, proporcionar a aprendizagem das crianças em vários esportes, criar o hábito da atividade física e mental bem como buscar o equilíbrio sócio-afetivo. A boa dosagem das atividades, o bom senso do professor, a colaboração de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem da criança, poderão contribuir de forma significativa para o seu pleno desenvolvimento.

A criança percebe seu próprio corpo por meio de todos os sentidos. Descobre que o seu corpo ocupa um espaço no ambiente em função do tempo, que capta imagens, que recebe sons, que sente cheiros e sabores, dor e calor, que se movimenta. O corpo é o centro, o referencial, a relação entre o vivido e o universo.

Por sua vez, a lateralidade é a bússola de nosso corpo. É através dela que o mesmo se situa no meio ambiente, manifestando-se ao longo do desenvolvimento e das experiências. Sendo assim, a Educação Física desempenha um papel de relevante importância na vida escolar da criança, pois pode realizar a mediação entre a prática e o processo de aprendizagem utilizando o corpo como instrumento de construção real do conhecimento.

SÍNTESE

Segundo vimos no artigo, o bom desenvolvimento da lateralidade é fundamental para a aprendizagem da leitura e escrita da criança em fase de alfabetização, inclusive em outras fases da vida, visto que a lateralidade constitui um processo essencial às relações entre a motricidade e a organização psíquica intersensorial.

Podemos verificar que com um trabalho integrado da educação física com o processo de alfabetização, a lateralidade pode ser desenvolvida e a etapa da aprendizagem inicial de escrita e leitura pode ser vista de forma rica e ampla. Com essa contribuição, aprender a ler e escrever pode se tornar mais natural e mais divertido. A Educação Física tem grande importância dentro do contexto educacional e pode contribuir para que problemas de má lateralização sejam contornados, sempre com o intuito de facilitar o aprendizado da criança.

Outros trabalhos relacionados

Pronomes

1. EMPREGO DE PRONOMES Os pronome retos eu e tu só podem funcionar como sujeito. É considerado errado seu emprego como complemento. Ex.: Entre mim e ti...

SILEPSE OU CONCORDÂNCIA IDEOLÓGICA

Muitas vezes, a concordância não é feita com a forma gramatical das palavras, mas com a idéia ou o sentido que está subentendido nelas....

CLASSIFICAÇÃO DOS FONEMAS

FONEMA: é a menor unidade de traços fônicos distintivos. Exemplo: AZUL = A / Z / U / L LETRA: é a representação gráfica deste som. CLASSIFICAÇÃO...

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS

· Derivação: Prefixal Sufixal Prefixal e Sufixal (Ex.: infelizmente) Parassintética (Ex.: esverdear) Regressiva (quando o nome representa ação) Imprópria · Composição (2 ou mais radicais) Justaposição (Ex.: passatempo) Aglutinação (Ex.: petróleo) · Hibridismo União de...