18.2 C
Sorocaba
quarta-feira, novembro 20, 2024

Lei de Parkinson

A Lei de Parkinson diz que “o trabalho se expande para preencher o tempo disponível para ser concluído”.

Essa lei foi publicada por Cyril Northcote Parkinson, pela primeira vez, em um artigo publicado pela revista The Economist em 1955, sendo depois reimpresso junto com outros artigos no livro Parkinson’s Law: The Pursuit of Progress, (Londres, John Murray, 1958) baseado na extensa experiência no Serviço Civil Britânico.

De acordo com Parkinson, isso é motivado por duas forças: (1) “Um oficial quer multiplicar subordinados, não rivais” e (2) “Oficiais trabalham para cada um entre si.” Ele também apontou que o total de empregados dentro de uma burocracia aumentou de 5% a 7% ao ano “invariável ao tanto de trabalho (caso haja) a ser feito”.

A “Lei de Parkinson” é também usada para referir-se a uma derivativa da original, relacionada à computação: “Os dados se expandem para preencher o espaço disponível para armazenamento”; comprar mais memória, encoraja o uso de técnicas que requerem mais memória. Foi observado nos últimos 10 anos que o uso de memória envolvendo sistemas tende a dobrar a cada 18 meses, em média. Felizmente, a capacidade de memória disponível por um preço constante tende a dobrar a cada 24 meses (ver Lei de Moore); infelizmente, as leis da física garantem que isto não poderá continuar para sempre.

A “Lei de Parkinson” pode ser melhor generalizada como: “A demanda sob um recurso sempre expande para adequar-se à oferta daquele recurso.” Geralmente uma extensão é adicionada a essa frase, notando que “o inverso não é verdade”.

É interessante notar que essa generalização tornou-se muito similar à lei econômica da oferta e da procura; que quanto mais baixo o custo de um serviço, maior a demanda deste.

Parkinson também propôs uma regra sobre a eficiência de conselhos administrativos. Ele definiu um coeficiente de ineficiência sendo, o número de membros do conselho, a principal variável.

Aplicações da Lei de Parkinson

A Lei de Parkinson é aplicada em muitas áreas do conhecimento humano.

• Em Gerência de Projetos, tarefas individuais com datas-limite raramente terminam antes pois, as pessoas fazendo o trabalho tendem a expandí-lo para terminá-lo próximo à data de entrega. Junto com a síndrome do estudante, tarefas individuais quase sempre tem a garantia de que irão atrasar.
• As pessoas vêem a lei aparecer em suas atividades diárias. Não importa quantas coisas tenham sob responsabilidade de uma pessoa, ela tende a concluí-las. Isso leva à frase, “se você quer que algo seja feito, dê para alguém ocupado” pois parece que as pessoas ocupadas são melhores em “gerenciamento de tempo.” Enquanto isso até pode ser verdade, é justo afirmar que, como eles estão fazendo mais, seu trabalho não está expandindo indefinidamente para preencher tempo não-ocupado.

Referências

• Parkinson’s Law, or The Pursuit of Progress, C. Northcote Parkinson, 1957. Citação completa da Lei de Parkinson
• Parkinson’s Law, no The Economist (November 1955) – texto com fórmula

Ligações externas

• Parkinson’s Law by Prof. Cyril Northcote Parkinson – The Heretical Press
• “How Do You Cure Injelitance?”

Outros trabalhos relacionados

Como Montar uma Rede VoIP

Pode-se montar com muita facilidade, com a utilização de um pequeno roteador. Com esse dispositivo você pode automaticamente compartilhar sua conexão com a Internet entre...

Comércio Eletrônico

O comércio eletrônico é relativamente algo recente. Ele se difundiu apartir da década de 80 com a popularização da internet. As primeitas transações de...

A Providência de Deus

DEUS se ocupa com todos os seres que criou.Como se operaria a solicitude de DEUS?O Cosmo acha-se por assim dizer mergulhado no pensamento de...

Formação de Professores para o Uso dos Núcleos de Tecnologia

Este trabalho de monografia tem como foco um estudo de caso relacionado ás dinâmicas envolvidas nos processos de capacitação dos professores para utilizarem as...