Relatório sobre Vídeo da Coca – Cola
A Coca-Cola foi criada por Pemberton na tentativa de encontrar uma solução para suprir o vício que possuía por morfina. Inicialmente este xarope era utilizado com fins medicinais para o tratamento de alguns males, entre eles dor de cabeça e ressaca, além de possuir fins energéticos. Seu primeiro ponto de comercialização foi uma farmácia na cidade de Atlanta, onde logo após foi criado o logotipo do produto que já possuía na época a caligrafia elegante e que em pouco tempo se espalhou pelos próximos pontos de vendas, muros, revistas e cartazes. Possuir o logotipo era sinônimo de aumento de vendas para o estabelecimento.
Em 1891, Pemterton vendeu a marca para Candler, onde explodiu a evolução da mesma. As pessoas não queriam precisar ficar doentes para consumir o produto e a partir disto surge o refresco produzido em escala ampliada. Então, a Coca-Cola passa a ser conhecida como uma bebida moderna, consumida pelo publico jovem, sendo requisitada em bares e festas.
Durante as primeiras décadas o visual publicitário da Coca – Cola evoluiu e houve uma tendência em mostrar pessoas jovens, saudáveis e felizes, houve porém, restrição em mostrar crianças menores de 12 anos nos anúncios devido a formula possuir Cocaína e Cafeína.
Outro ponto considerável da jogada de Marketing adotado pela Coca – Cola foi quanto ao surgimento da concorrência (Pepsi), sendo criado um diferencial na embalagem do produto (em formato das saias das moças da época), afim de que em ocasiões como as de festas com ambientes escuros, o consumidor pudesse identificar pelo tato o produto que estava sendo consumido.
Nesta fase Coca-Cola competia com a Pepsi, porém a comparação podia ser feita como se fossem duas portas: Coca – Cola a porta de entrada e a Pepsi a porta de saída. Outro fator importante e muito interessante impulsionado pela Coca-Cola foi à de desmistificação do então verdadeiro “Papai Noel” que em sua real imagem era magro, alto e com cara de severo, sendo recriado pela empresa como um velhinho bondoso, gordo e bonito. Esta imagem reescreveu a história do Natal e é utilizada até os dias atuais pela Coca e pelo mundo.
Hoje a Coca-Cola pode ser considerada um mito, uma religião.