25 C
Sorocaba
terça-feira, novembro 19, 2024

Nomenclatura do Ácido

Autoria: Rosemarie Heyden

Os ácidos possuem sabor azedo ou cáustico, facilmente identificado em frutas cítricas, como limão, laranja e maçã. Têm a capacidade de alterar a cor de certas substâncias orgânicas, denominadas indicadores. Assim, em presença de solução aquosa ácida, o papel azul de tornassol passa para vermelho; o papel vermelho-do-congo passa para azul e uma solução básica de fenolftaleína passa de vermelho para incolor. Em soluções aquosas diluídas, os ácidos são bons condutores de eletricidade.

Os ácidos apresentam, em solução aquosa, diferentes graus de ionização, isto é, uma relação variável entre o número de moléculas ionizadas e o de moléculas dissolvidas. Dessa forma, por meio do valor da constante de ionização, pode-se medir a força de um ácido. Quanto mais elevado for o valor dessa constante, maior será a força do ácido e maior a concentração de íons hidrogênio.

Outro artifício utilizado para avaliar o poder dos ácidos é o conceito de pH. Definido como o logaritmo negativo da concentração de íons hidrogênio em solução aquosa, o pH varia entre zero e 14. Todos os ácidos apresentam pH entre zero e 7, sendo que, quanto menor esse valor, mais elevada é a força do ácido.

Além disso, os ácidos reagem com os metais colocados acima do hidrogênio na série de atividade dos metais ou na tabela de potenciais de oxidação, liberando hidrogênio e formando o sal correspondente.

Por outro lado, os ácidos oxidantes, isto é, aqueles cujos íons negativos têm capacidade de realizar reações de oxidação, não libertam hidrogênio e reagem até com os metais abaixo do hidrogênio na tabela de potenciais.

Os ácidos reagem com os óxidos (exceto os neutros e os anidridos) formando sais e água, e com os carbonatos e bicarbonatos desprendendo CO2. Os ácidos reagem com as bases, formando sais e água. Daí dizer-se que a reação de ácidos com bases é de salificação (devido à formação de sal) ou de neutralização (devido à anulação do caráter básico da solução), tornando o meio neutro.

Outros trabalhos relacionados

Ionização e Volatilidade

Autoria: Fernanda Medeiros IONIZAÇÃO E VOLATILIDADE Métodos de Ionização A produção de íons nos espectrômetros de massas envolve vários fatores. Certos tipos de análises necessitam de íons...

Tipos de Ácidos

Autoria: Jorge Luiz de Melo Borges Os ácidos se dividem fundamentalmente em orgânicos e inorgânicos ou minerais. Os ácidos orgânicos são compostos que contêm...

RADIOATIVIDADE – CHERNOBYL, GOIÂNIA, CÉSIO 137

RADIOATIVIDADE - CHERNOBYL, GOIÂNIA, CÉSIO 137 Em 1895 Wilhelm Roentgen fez a primeira descoberta de uma radiação que ele chamou de raio X. Logo após,...

Halogenetos de Alquila

Autoria: Rodrigo Belmonte Cascalles Halogenetos de alquila Propriedades dos Halogenetos de Alquila As propriedades físicas de alguns halogenetos de alquila representativas são dadas na tabela abaixo. Nome Fórmula PF (ºC) PE...