30.3 C
Sorocaba
sábado, fevereiro 22, 2025

O Papel do Assistente Social Junto a Sociedade

Estudo de Caso

Os trabalhadores e trabalhadoras pobres, o nome já diz e não é por acaso, começam na labuta desde tenra idade, trabalham a vida toda, entre períodos em que são lançados nas amarguras do desemprego, do subemprego, até que chega a hora de, em tese, se aposentam. Muitos não chegam a conseguir o benefício do INSS.

O Sr. João trabalhador, honesto, depois de anos trabalhando duro de sol-a-sol tem seu momento esperado pra dar entrada na sua tão sonhada aposentadoria.

Após horas de espera pra ser atendido recebe de um funcionário, mal humorado a fatídica noticia de que seu patão não recolheu suas contribuições, o que o deixou desesperados.

Sem saber o que fazer, foi orientado por outro funcionário, a procurar a assistência social em busca de auxilio.

Sabemos que o assistente social, pelo reconhecimento de seu trabalho integrativo, é requisitado para atuar na área de RH para satisfazer ‘necessidades humanas’, contribuindo para a formação da sociabilidade do trabalhador.

Tendo encontrado o profissional, de Assistência Social o Sr. João é orientado reunir todas as informações sobre as condições de sua solicitação os valores pagos, os valores em aberto que serão anexados e contribuíram para a escolha mais adequada de procedimentos a serem tomados.

Seu João será amparado pela assistência social que ira doravante, orientá-lo e monitorar o andamento e o desempenho das atividades junto à Justiça e ao INSS para regularizar a situação da aposentadoria.

Mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está trabalhando com um grupo social, pois entende que esta pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivo.

Esta “mãozinha” do assistente social é fundamental. Utilizando uma metáfora popular, podemos dizer que este profissional não é aquele que doa um peixe, mas o que ensina a pescar. É preciso diferenciar assistência de assistencialismo.

Outros trabalhos relacionados

Inclusão e Corporeidade no Cotidiano

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO2. DESENVOLVIMENTO INCLUSÃO E CORPOREIDADE NO COTIDIANO DA PRÁTICA DOCENTE3. CONCLUSÃO4. REFERENCIAS5. APÊNDICE 1 – QUESTÃO INDIVIDUAL INTRODUÇÃO O processo histórico revela momentos distintos em...

DURKHEIM – A DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL

Émile Durkheim (1858-1917) integra o grupo de cientistas sociais considerados fundadores da sociologia. Em 1893 ele publicou sua tese de doutoramento, intitulada De la...

SEGURIDADE SOCIAL

Estado do Bem-estar garante direitos sociais aos cidadãos. O Estado do Bem-estar também é conhecido por sua denominação em inglês Welfare State. Os termos servem...

COMUNISMO – MARXISMO CRÍTICA AO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA

No transcurso da Revolução Francesa (1789) também surgiram alguns movimentos que defenderam idéias comunistas. Entre os mais importantes está o babuvista, que recebeu essa...