21.2 C
Sorocaba
terça-feira, dezembro 3, 2024

OTITE

A Otite é um processo inflamatório do ouvido que pode localizar-se na parte externa (pavilhão e canal auditivo externo), na parte média ou na parte interna deste.

A parte média compreende a caixa do tímpano, a mastóide, a trompa-de-eustáquio. A parte interna compõe-se de algumas estruturas ósseas dentro das quais estão contidas formações membranosas.

Assim, o termo refere-se a diferentes localizações do processo inflamatório, necessitando de classificação mais precisa. Temos, deste modo, a otite externa, a otite interna e a otite média.

Ao nível do pavilhão e do canal auditivo externo podem verificar-se três processos:

* condropericondrite do pavilhão;
* micoses do canal;
* otite externa purulenta aguda.

No primeiro estão envolvidas as cartilagens do pavilhão e o seu pericôndrio, em geral a seguir a um traumatismo local (feridas, picadas de insectos, oto-hematoma), mais raramente a um processo infeccioso de todo o organismo.

A micose do canal é uma flogose devida a fungos, muitas vezes relacionada com falta de higiene; os fungos e a reacção inflamatória associada formam uma massa mole e esbranquiçada que reduz a transmissão dos sons um produz um notável prurido.

A otite externa purulenta aguda pode estar localizada num aparelho pilossebáceo (furúnculo) ou difundida a toda a pele do canal. Causam-na microtraumatismos, falta de higiene, eczema, propagação de infecções do ouvido médio. Provoca dor muito viva que irradia para a região para a região parietal e para o pescoço, exacerbando-se com os movimentos da articulação têmporo-mandibular e com a pressão sobre o trago.

A otite média, por sua vez, é, como o nome indica, uma inflamação do ouvido médio e pode ter evolução e gravidade várias.

Distinguem-se, de facto, formas catarrais e formas purulentas e ambas podem apresentar uma evolução aguda ou crónica, de acordo com os casos.

Outros trabalhos relacionados

APLASIA DE MEDULA ÓSSEA

A aplasia de medula óssea, é uma doença rara e extremamente séria, que resulta da falência da medula óssea (órgão responsável pela produção do...

CHOQUE HIPOVOLÊMICO E REPOSIÇÃO VOLÊMICA

Introdução O conceito de choque tem sido modificado através dos anos, baseado num melhor conhecimento de sua fisiopatologia. Atualmente, choque é conceituado como uma síndrome...

DIABETES TIPO 1

Diabetes Tipo 1 - Sinais e Sintomas de Diabetes, Equipamentos, Monitorização e Medicamentos para Diabetes Introdução O diabetes Tipo 1 (DM1) é uma doença auto-imune caracterizada...

GRIPE OU RESFRIADO

Muitas vezes chamamos simples resfriados de gripe. Mas as diferenças existem e são importantes para a recuperação. A Gripe é uma doença infecciosa aguda, contagiosa,...