Autoria: Rogério Prazeres da Silva
Os indicadores de pH são substâncias orgânicas que possuem a propriedade de mudar de coloração com a variação de pH do meio. A mudança de coloração se processa de uma maneira gradual entre valores definidos da escala de pH.
O ponto de equivalência em qualquer titulação é o ponto onde a quantidade de solução titulante adicionada é quimicamente igual a quantidade de substância a ser titulada. Na prática, nós determinamos o ponto onde o indicador sofre mudança de coloração que é chamado ponto final da titulação. A análise será tanto mais precisa quanto mais próximo o ponto final do ponto de equivalência.
Numa titulação acidimétrica ou alcalimétrica, o ponto de equivalência não ocorre necessariamente em pH 7,0. Por exemplo: numa titulação do ácido acético com o hidróxido de sódio, quando o ponto de equivalência é atingido, a acidez da solução é a mesma que a resultante da dissolução de uma quantidade correspondente de acetato de sódio em água. Essa solução é básica em conseqüência da hidrólise do acetato:
Ac- +
H2O
<=>
HAc
+ OH-
Similarmente, na titulação de uma base fraca com um ácido forte, o ponto de equivalência ocorrerá em pH levemente ácido, devido à hidrólise do cátion da base fraca. Por exemplo, na titulação de NH4OH com HCl, o ponto de equivalência correspondente ao pH de uma solução obtida pela dissolução de uma quantidade correspondente de NH4Cl em água. Esta solução é ácida em conseqüência da hidrólise do amônio:
NH4-
+ H2O
<=>
NH4OH
+ H+
Assim, o indicador correto para uma titulação será aquele cuja mudança de coloração ocorre em pH igual ao obtido dissolvendo-se no mesmo volume de sal formado pela neutralização, ou seja, o pH do ponto de equivalência.