Autoria: Ivan Romaniello
O pólo-aquático foi criado em 1869 na Inglaterra com o nome de “futebol aquático”, para alguns um esporte violento, para outros um esporte completo, o pólo-aquático, que é um esporte olímpico desde 1900, exige de seus participantes além de bom preparo físico e natação, habilidade e noção de conjunto, o que torna os jogos muitos disputados e vibrantes, proporcionando aos expectadores muita emoção.
O pólo-aquático era uma simples cópia do rugby, um esporte violente estava surgindo sem regras estabelecidas e com isso muitos jogos se tornaram sangrentos, com o passar do tempo as regras foram surgindo principalmente na Escócia. Em 1904 foi formado the Fédération Internationale de Natation Amateur (FINA) que adotou as regras da Escócia somente em 1911. As regras foram modificadas com o passar do tempo, foi proibido afundar a bola e muitas regras foram inovadas, em 1956 o esporte realmente cresceu com o deselvolvimento do material das bolas hoje em dia, que proporcionou uma maior jogabilidade no esporte.
Os paises europeus são a elite do pólo-aquático mundial. A Hungria dominou as competições internacionais durante muito tempo, quase 50 anos, vencendo 5 vezes as olímpiadas de 1932 até 1976. Nos ultimos 20 anos outros paises dividiram as medalhas como a Iuguslavia, Itália, Espanha e Estados Unidos.