21 C
Sorocaba
quinta-feira, dezembro 26, 2024

POPULISMO

Fenômeno político baseia-se no carisma de governantes.

Nas ciências sociais, o conceito de populismo se reveste de extrema complexidade devido à multiplicidade de usos do termo. Na sociologia e na ciência política, por exemplo, o populismo freqüentemente é definido como forma de governo, sem, no entanto, dispor de uma formulação teórica precisa e acabada.

Como forma de governo, o populismo adquire conotação bastante negativa. Na abordagem de conjunturas políticas consideradas populistas, os governantes e políticos são considerados grandes demagogos e hábeis manipuladores das classes populares, visando à obtenção do voto do eleitor.

As classes populares são geralmente concebidas como massa social amorfa, que ainda não adquiriu consciência de classe e, por esse motivo, é suscetível à dominação e retórica dos que pretendem conquistar ou manter o poder político.

Características gerais
É mais prático explicar o populismo a partir das características gerais que integram esse fenômeno social e político. Primeiramente, vamos considerar as causas sociais e políticas que predispõem ou influenciam o aparecimento do populismo.

O populismo pode ser observado em várias sociedades em fase de intenso processo de modernização. A modernização é o meio pelo qual sociedades predominantemente agrárias se transformam em sociedades industriais. As massas camponesas, portanto, antes fixadas na vida e no trabalho no campo, são forçadas a migrar para as cidades. No meio urbano, os camponeses se tornam proletários e, gradualmente, dão origem à classe operária.

Recém-integradas na indústria e no sistema político, as massas trabalhadoras ainda não adquiriram consciência de classe e também não dispõem de meios para se organizar politicamente. Essa situação provocará o surgimento de movimentos políticos que tenderão a mobilizá-la, dispensando a intermediação de associações de classe ou de partidos políticos.

Carisma
A segunda característica do populismo se refere a um determinado tipo predominante de vínculo social de dominação, baseado no carisma, que o líder político (ou caudilho) estabelece com as massas populares urbanas para ser eleito e governar.

Os regimes populistas tendem a neutralizar e às vezes anular por completo as distinções e o conflito de classe, concebendo as camadas populares como elemento homogêneo e unitário, a partir de referências míticas ao “povo”. A contrapartida do apoio político-eleitoral das massas urbanas aos líderes políticos e governantes populistas são, de modo geral, as concessões em forma de benefícios sociais de caráter assistencialista.

A terceira característica do populismo se refere ao caráter abrangente do fenômeno, que permeia tanto ideologias políticas de esquerda como de direita. O populismo também pode funcionar em uma moldura institucional democrática ou autoritária, civil ou militar.

Entre os governantes populistas latino-americanos mais conhecidos e influentes da primeira metade do século 20 estão: Getúlio Vargas (que governou o Brasil de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954), Juan Perón (que governou a Argentina entre 1946 e 1955 e de 1973 a 1974) e Lázaro Cárdenas (que governou o México entre 1933 e 1940).

Fonte: Uol
Autor: Renato Cancian

Outros trabalhos relacionados

TESTE PARA DESCOBRIR O SEXO DO SEU BEBE

Um teste interativo que conforme as respostas da mamãe diz saber o sexo do bebê esperado. Mas isso é somente um teste, não deve ser...

A Linguagem Falada na Zona Urbana de Luzilândia

O presente trabalho buscou compreender e conhecer a linguagem utilizada na sociedade, em diferentes grupos sociais, pois quando se pensa em falar sobre linguagem,...

O que é Construtivismo ou Interacionismo

Introdução O que é construtivismo ou interacionismo?O construtivismoPostura Político-ConstrutivistaEscola tradicionalVisão transformistaEscola novaTecnicismoo Escola tecnicistaPostura PolíticaMal-entendidos que cercam o construtivismoDefinição do ConstrutivismoPsicogêniseA Dialogicidade e o método...

Relatório de Estágio Supervisionado

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO2. FUNDAMENTAÇAO TEÓRICA2.1 – Concepção Metodológica2.2 – Reflexões historiográficas e pedagógicas3. OBJETIVOS DO ESTÁGIO3.1 – Gerais3.2 – Específicos 4. RELATO ANALÍTICO DA PRÁTICA DESENVOLVIDA4.1...