22.2 C
Sorocaba
quarta-feira, janeiro 22, 2025

PREVIDÊNCIA PRIVADA

PREVIDÊNCIA PRIVADA

1. Que é a Previdência Privada?

A previdência privada é uma forma de poupança de longo prazo para evitar que a pessoa na aposentadoria sofra uma redução muito grande de sua renda. Qualquer pessoa que receba mais do que o teto de benefício da Previdência Social (INSS) deve se preocupar em formar uma poupança, seja através da previdência privada ou de recursos administrados por sua própria conta.

Tecnicamente falando, o processo de poupança consiste de duas fases. Na primeira, o poupador acumula um capital, durante todo esse processo, este capital receberá rendimentos. Na segunda fase, que coincide com a aposentadoria para a maioria das pessoas – mas não necessariamente, é o momento de receber os benefícios.

Regra geral, nesta fase, o poupador não faz novas acumulações, embora continue se beneficiando do rendimento sobre o capital acumulado. Naturalmente, o valor dos benefícios deve ter uma relação de proporção com o capital acumulado. Quanto maior, o capital, maior, o benefício.

A forma de fazer este cálculo é bastante complexa, mas, de uma forma simples, é fácil entender que os saques mensais, aqui chamados de benefícios, devem ter uma relação com o capital acumulado. Não é possível fazer, saque expressivo sobre o capital sem correr o risco de o dinheiro poupado acabar muito rápido.

Em suma, previdência privada, também chamado de Previdência complementar, é uma forma de seguro contratado para garatir uma renda ao comprador ou seu beneficiário. Os valores do prêmio é aplicado pela entidade gestora, que com base em cálculos atuariais, determina o valor do benefício. No Brasil pode ser do tipo aberta ou fechada.

Previdência Complementar Fechada

Os planos de Previdência Fechados são, necessariamente, destinado a empresas ou associações, onde o grupo de funcionários ou associados, contribui para formação de um fundo de pensão, gerido por entidades sem fins lucrativos. São normatizados e fiscalizados pela Secretaria de Previdência Complementar.

Previdência Complementar Aberta

O sistema de previdência aberta é um plano em que qualquer pessoa (mediante subscrição do risco pelo segurador) pode ingressar, individualmente. As empresas de previdência aberta são fiscalizadas pela Susep. No Brasil não é mais possível que uma empresa de previdência privada aberta seja sem fins lucrativos.

BIBLIOGRAFIA

www.previdencia.gov.br

SCALZARETTO, Reinaldo. Geografia Geral: Nova geopolítica. Scipione, São Paulo, 1993.

SANTOS, Milton e outros. O novo mapa do mundo: Fim do século e globalização. 3ª ed. Hucitec, São Paulo, 1997.

BSENE, Euftaquio e João Carlos Moreira. Geografia Geral e do Brasil. Scipione, São Paulo, 1998.

Outros trabalhos relacionados

UNIÃO EUROPÉIA

Integração econômica na Europa (CEE e EFTA) PROCESSO HISTORICO DE FORMAÇÃO : Antecedentes da cooperação econômica na Europa: Em 1945 vivia-se uma época de rígido bilateralismo, sendo...

A GLOBALIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA ECONOMIA

A GLOBALIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA ECONOMIA SUMÁRIO INTRODUÇÃO A GLOBALIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS COMO ENFRENTAR OS NOVOS DESAFIOS DA ECONOMIA MUDANÇAS NAS REGRAS DO JOGO DA MACROECONOMIA A GRANDE...

SALÁRIO E DIREITO

1. A LINGUAGEM DA LEI A CLT usas as expressões salário (art. 457, parágrafo 1o.) e remuneração (art. 457, caput) sem precisar se o faz...

ECONOMIA INTERNACIONAL E RELAÇÕES BRASILEIRAS COMO NAFTA

Autor: Everton de Souza 1 INTRODUÇÃO Este respectivo trabalho tem como objetivo apresentar a economia internacional, verificar a posição brasileira no contexto internacional, conhecer um pouco...