14.8 C
Sorocaba
segunda-feira, novembro 11, 2024

SINDROME DO CHOQUE TOXICO

O que é Síndrome do choque tóxico?

A síndrome do choque tóxico é uma infecção normalmente causada por estafilococos, a qual pode evoluir rapidamente para o choque grave e não tratável. Em 1978, a síndrome do choque tóxico foi identificada pela primeira vez como uma síndrome distinta em várias crianças e adolescentes com idade entre 8 e 17 anos.

Ocorre especialmente em crianças e em mulheres que usam tampões durante a menstruação, mas não os removem e substituem regularmente.

Esta doença potencialmente mortal (5% dos casos resultam em morte), inicia-se abruptamente, com hipotensão, febre, eritemas difusos. Pode haver choque séptico e perda de consciência, seguida de insuficiência de múltiplos órgãos. O tratamento com antibiótico é a única cura e deve ser administrado de emergência.

Em 1980, ocorreu um grande número de casos, principalmente em mulheres jovens que quase sempre vinham fazendo uso de tampões. Em 1980, aproximadamente 700 casos foram relatados nos Estados Unidos.

Em 1981, após uma ampla campanha e a retirada no mercado das variedades “superabsorventes” de tampões, a incidência da síndrome do choque tóxico reduziu drasticamente.

Ainda ocorrem casos em mulheres que não usam tampões e em mulheres que acabaram de ser submetidas à cirurgia ou de dar à luz. Aproximadamente 15% dos casos ocorrem em homens que foram submetidos à cirurgia.

Os casos leves são bastante freqüentes. Embora a cepa de Staphylococcus responsável pela maioria dos casos de síndrome do choque tóxico seja conhecida, o evento que a desencadeia permanece desconhecido.

A presença de um tampão pode estimular as bactérias a produzirem uma toxina que invade o sangue através de pequenos cortes no revestimento vaginal ou através do útero até o interior da cavidade abdominal. Essa toxina parece ser a responsável pelos sintomas.

Outros trabalhos relacionados

O EXERCÍCIO FÍSICO NO CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL

Autor: Marcelo Cardoso INTRODUÇÃO A pressão arterial é a força que o sangue exerce sobre as paredes das artérias. A PA sistólica (PAS) depende do débito...

Úlceras cutâneas na hanseníase

Úlceras cutâneas na hanseníase: perfil clínico-epidemiológico dos pacientes Resumo FUNDAMENTOS – A hanseníase é uma doença de evolução crônica cuja lesão nervosa determina alterações sensitivas e...

NEUROPLASTICIDADE

Autor: Glauber Carlos Liberato "Existem evidências anatômicas e funcionais de que a plasticidade é potencializada pela atividade assim como por manipulação." Raineteau e colaboradores (2001). 1. Introdução A...

SAÚDE DA FAMILIA

Saúde da Família A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em...