20.5 C
Sorocaba
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

SINDROME DO CHOQUE TOXICO

O que é Síndrome do choque tóxico?

A síndrome do choque tóxico é uma infecção normalmente causada por estafilococos, a qual pode evoluir rapidamente para o choque grave e não tratável. Em 1978, a síndrome do choque tóxico foi identificada pela primeira vez como uma síndrome distinta em várias crianças e adolescentes com idade entre 8 e 17 anos.

Ocorre especialmente em crianças e em mulheres que usam tampões durante a menstruação, mas não os removem e substituem regularmente.

Esta doença potencialmente mortal (5% dos casos resultam em morte), inicia-se abruptamente, com hipotensão, febre, eritemas difusos. Pode haver choque séptico e perda de consciência, seguida de insuficiência de múltiplos órgãos. O tratamento com antibiótico é a única cura e deve ser administrado de emergência.

Em 1980, ocorreu um grande número de casos, principalmente em mulheres jovens que quase sempre vinham fazendo uso de tampões. Em 1980, aproximadamente 700 casos foram relatados nos Estados Unidos.

Em 1981, após uma ampla campanha e a retirada no mercado das variedades “superabsorventes” de tampões, a incidência da síndrome do choque tóxico reduziu drasticamente.

Ainda ocorrem casos em mulheres que não usam tampões e em mulheres que acabaram de ser submetidas à cirurgia ou de dar à luz. Aproximadamente 15% dos casos ocorrem em homens que foram submetidos à cirurgia.

Os casos leves são bastante freqüentes. Embora a cepa de Staphylococcus responsável pela maioria dos casos de síndrome do choque tóxico seja conhecida, o evento que a desencadeia permanece desconhecido.

A presença de um tampão pode estimular as bactérias a produzirem uma toxina que invade o sangue através de pequenos cortes no revestimento vaginal ou através do útero até o interior da cavidade abdominal. Essa toxina parece ser a responsável pelos sintomas.

Outros trabalhos relacionados

HEMORRAGIA UTERINA DISFUNCIONAL

Severino Rodrigues de Figueiredo Sangramento que geralmente ocorre nos extremos da vida reprodutiva da mulher:Menarca e pré-menopausa. Nestes dois parâmetros , menarca e pré-menopausa, ocorrem modificações...

NEOPLASIA MALIGNA – CANCER

INTRODUÇÃO Designação genérica de qualquer tumor maligno, o câncer não é uma doença recente nem exclusiva do homem. Ataca todos os seres vivos e sua...

FEBRE

A Febre é uma elevação da temperatura do corpo de origem interna, provocada por um aumento do metabolismo e, portanto, com maior produção de...

DISTONIA

A Distonia é uma modificação do tono muscular que determina assimetrias de posição do corpo consecutiva a lesões de natureza variada (inflamatórias, tumoriais, degenerativas,...