A filosofia surgiu na Grécia Antiga como uma atividade especial do homem sábio. Ela é uma disciplina intelectual que utiliza métodos racionais e críticos. Trabalha com conceitos abstratos, procurando definir princípios gerais, respondendo às questões fundamentais da vida e da morte, do sentido da existência, dos valores individuais e sociais, da natureza, da linguagem ou do conhecimento que temos em relação com as coisas em si.
A pratica da filosofia consiste em saber distinguir o ilusório do verdadeiro.
O filósofo não quer persuadir os outros de que tem razão, mas procura, acima de tudo, que os outros homens, sejam eles filósofos ou não, reconheçam a validade dos argumentos empregues em defesa de uma tese racionalmente formulada e orientada para a descoberta da verdade acerca do real.
O pensamento de (epicteto) sugere diversos raciocínios e regras de conduta, quando um filósofo se interroga, não está à procura de uma resposta que satisfaça a sua curiosidade emocional e subjetiva, dirige-se à razão enquanto faculdade de pensar, procura estabelecer um quadro racional que dê sentido a realidade, pois ele age com a razão.
A teoria e à prática na construção dos saberes docentes atribui à mesma importância, pois qualifica o saber como sendo, estruturado, evolutivo.
Ensinar não é só repassar conhecimentos.
A teoria é capaz de comparar e distinguir uma coisa da outra, pois assim se aprende com maturidade, agir com sabedoria aos ensinamentos da vida, com a verdade e tendo visão do mundo com equilíbrio para colocar em pratica as teorias que aprendemos em sala de aula.
Teoria e pratica traz controversas, pois muitos acham que uma não depende da outra, a meu ver a pedagogia está relacionada a ambas, pois dependemos da teoria para formação e da pratica para atuação no dia a dia como educador.
Referências bibliográficas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia
Acessado em 24/02/2010 às 15h00
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/filosofia.htm
Acessado em 24/02/2010 às 15h30min