Autoria: Ana
Resenha de Filme – “Terra Fria”
Terra fria é um filme que trata de vários assuntos, mas que tem o foco central no preconceito inerente à espécie humana. A história começa com uma mãe solteira de dois filhos que se vê na situação de mulher que apanha em casa, e decidi abandonar tudo em busca de sua independência em todos os sentidos.
Logo esta mulher guerreira, jovem, vai em busca de um trabalho. Diante da dificuldade que encontra no mercado, ela decidiu ingressar em uma empresa de mineração, um típico trabalho de homens, até então. Sofre logo no inicio com o preconceito de seu pai – que trabalha nesta mineradora, há anos -, ele não entende como uma mulher pode executar seu trabalho, como ela pode ter um salário similar, e pior, esta mulher é sua filha. Esta é uma história que se inicia próximo à década de 80, é uma história real, retratada pelo cinema de forma tocante. É admirável que no mundo moderno, tenhamos episódios de preconceito sobre a mulher, este filme trata disso. Que embora as mulheres tenham tido a oportunidade de inserção no mercado de trabalho, muitas delas sofriam, e algumas ainda sofrem, com a discriminação. Parece “ficção” todos os fatos narrados na obra, mas sabemos que se trata de uma história real, e isto choca o público. Embora vivamos num mundo globalizado, existem muitos lugares como a “Terra Fria”. São lugares onde alguns valores não mudaram.
O filho adolescente desta mulher é fruto de violência sexual, ato este de assedio perpetrado por um homem – seu professor ginasial. Esta mãe preocupada com os valores sociais vai mentir sobre o pai do menino, resguardando-lhe da realidade. O filme trás uma problemática antiga sobre as diferenças entre homens e mulheres, que já se arrasta desde Adão e Eva. Ele provoca ânsia, enjoa em algumas partes. É um sentimento de raiva pela exposição de uma verdade, escondida em cada um de nós.
É difícil determinar um ponto de ápice dramático nesta obra, ela simplesmente emociona do inicio ao fim, nos faz refletir sobre nosso dia-dia, nos faz refletir sobre a espécie humana, sobre suas mentiras, suas trapaças, seu mundo interior contaminado por crenças e valores ultrapassados.
Talvez o momento mais tenso do filme seja a revelação que esta mulher aos 16 anos, foi estuprada. Ela não teve “defesa”, foi julgada antes de um julgamento, e parece que é assim, as mulheres já nascem julgadas!
É impossível não se emocionar! Este em um daqueles filmes obrigatórios para todas as pessoas.
Realmente um filme que suscita uma reflexão profunda.
Enfim, Terra Fria consegue “descongelar” nossos corações para todo o preconceito humano.
Ficha Técnica
Título Original: North Country
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 126 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2005
Site Oficial: www.terrafriaofilme.com.br
Estúdio: Warner Bros. / Nick Wechsler Productions / Industry Entertainment / Participant Productions
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Niki Caro
Roteiro: Michael Seitzman, baseado em livro de Clara Bingham e Laura Leedy
Produção: Nana Greenwald, Jeff Skoll e Nick Wechsler
Música: Gustavo Santaolalla
Fotografia: Chris Menges
Desenho de Produção: Richard Hoover
Direção de Arte: Gregory S. Hooper
Figurino: Cindy Evans
Edição: David Coulson
Efeitos Especiais: Hatch Production
Elenco
Charlize Theron (Josey Aimes)
Elle Peterson (Karen Aimes)
Thomas Curtis (Sammy Aimes)
Frances McDormand (Glory)
Sean Bean (Kyle)
Woody Harrelson (Bill White)
Jeremy Renner (Bobby Sharp)
Richard Jenkins (Hank Aimes)
Sissy Spacek (Alice Aimes)
James Cada (Don Pearson)
Rusty Schwimmer (Betty)
Linda Emond (Leslie Conlin)
Michelle Monaghan (Sherry)
Jillian Armenante (Peg)
Amber Heard (Josey Aimes – jovem)
John Aylward (Juiz Halsted)