Toyota Motor Company, fundada em 1937 por Kiichiro Toyoda, conseguiu evoluir gradualmente até a posição de liderança que hoje ocupa a partir da criação do “sistema Toyota de produção”, sistema este baseado nos preceitos de “just-in-time” (pontualidade a todos os níveis), e “Kaisen” (melhoria continua), este sistema ajuda a reduzir inventários (estoques) e defeitos em todas as operações.
A Toyota acredita na localização das suas operações, pois permite fornecer aos clientes os produtos que eles necessitam onde mais é preciso, esta filosofia cria relações reciprocamente benéficas em longo prazo com fornecedores, clientes e funcionários.
Além deste revolucionário modelo de produção a Toyota também possui uma rede global de instalações de design e de “Pesquisa e Desenvolvimento”.
Mas é claro que nada disso seria possível se a Toyota não se preocupasse profundamente com a formação de seus funcionários, os recém chegados passam por um treinamento de cinco meses para conhecerem as culturas e missão da empresa e para conhecer a fabrica, proporcionando assim a capacidade do funcionário saber o que o cliente realmente necessita.
Hoje empresas conceituadas como a Alcoa, Danone, Avon entre outras seguem o modelo Toyota de produzir isso explica e define como a Toyota é líder no mercado.
Bibliografia:
Capitulo três do livro “A máquina que mudou o mundo”.
Teoria Geral da Administração.
Revista Exame
Revista Época.
Fonte de pesquisa:
Internet