20.6 C
Sorocaba
sexta-feira, dezembro 20, 2024

TRABALHOS ESCOLARES NAS NORMAS DA ABNT

TRABALHOS ESCOLARES NAS NORMAS DA ABNT

A pesquisa é uma ferramenta importante na construção dos saber do aluno. E cabe ao professor aplicar essa ferramenta de forma sábia orientando o aluno na busca de informações disponibilizando referências bibliográficas, auxiliando na construção do texto e conscientizando o aluno que trabalho não é uma mera cópia, mas sim uma síntese de todas as informações obtidas durante a pesquisa dos trabalhos escolares nas normas da ABNT.

A pesquisa usada como trabalho no ensino médio deve além de exigir textos bem construídos e relacionados ao tema proposto, devem estar formatados de maneira que facilitem a leitura e correção do professor, por isso devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas).

A ABNT criou a norma NBR – 1287 que estabelece os princípios gerais para apresentação de projetos de pesquisa. Por se tratar de um trabalho de ensino médio, apenas alguns elementos que fazem parte da apresentação de uma pesquisa são cobrados como, capa, folha de rosto, sumário, introdução, e bibliografia. É importante a cobrança por parte dos professores dessas normas em trabalhos escolares, pois assim o aluno conhecerá métodos de pesquisa e elaboração científicas que serão exigidas no ensino superior.

Veja agora quais são os elementos e a formatação estabelecidas pela ABNT:

Elementos pré-textuais

Capa
Apresenta as informações transcritas na seguinte ordem:
a) nome da entidade para a qual deve ser submetido, quando solicitado;
b) nome(s) do(s) autor(es);
c) título;
d) subtítulo (se houver, deve ser evidenciada a sua subordinação ao título, precedido de dois-pontos (:), ou distinguido tipograficamente);
e) local (cidade) da entidade, onde deve ser apresentado;
f) ano de depósito (entrega).

Folha de rosto
Apresenta as informações transcritas na seguinte ordem:
a) nome(s) do(s) autor(es);
b) título;
c) subtítulo (se houver, deve ser evidenciada a sua subordinação ao título, precedido de dois-pontos (:), ou distinguido tipograficamente);
d) tipo de projeto de pesquisa e nome da entidade a que deve ser submetido;
e) local (cidade) da entidade onde deve ser apresentado;
f) ano de depósito (entrega).

Sumário
Enumeração das divisões, seções e outras partes da publicação.

Elementos textuais
Os elementos textuais devem ser constituídos de uma parte introdutória, na qual devem ser expostos o tema do projeto, o problema a ser abordado, a(s) hipótese(s), quando couber(em), bem como o(s) objetivo(s) a ser(em) atingido(s) e a(s) justificativa(s). É necessário que sejam indicados o referencial teórico que o embasa, a metodologia a ser utilizada, assim como os recursos e o cronograma necessários à sua consecução.

Elementos pós-textuais

Referências
São as informações indispensáveis à identificação do documento utilizados para a elaboração da pesquisa.

Formatação
Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), digitados ou datilografados no verso das folhas, impressos em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações. Recomenda-se, para digitação, a utilização de fonte tamanho 12 para todo o texto. No caso de citações de mais de três linhas, deve-se observar, também, um recuo de 4 cm da margem esquerda. As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm. Todo o texto deve ser digitado ou datilografado com espaço 1,5 entrelinhas. Na folha de rosto, o tipo de projeto de pesquisa e o nome da entidade a que é submetido devem ser alinhados do meio da mancha para a margem direita.

NORMAS PARA RESENHAS E TRABALHOS CIENTÍFICOS NAS REGRAS DA ABNT

Normas tecnicas abnt

1. DEFINIÇÕES:
RESUMO:
Sinapse, síntese, condensação de um assunto, apanhado, compêndio.
Exposição sintetizada de um acontecimento ou de uma série de acontecimentos; das características básicas de alguma coisa com a finalidade de transmitir uma ideia geral sobre seu sentido.
Deve conter as referências bibliográficas.

RESENHA:
Análise crítica e informativa de um texto, livro, filme, peça ou qualquer outro trabalho.
É composta das seguintes partes:
Resumo;
Qual sua opinião e sentimentos: o que achou da leitura, se foi agradável, fácil, difícil;
Aplicação: aplica-se ou não na sua área de conhecimento e interesse?;
Crítica: pode ser feita ao longo do seu resumo ou no final;
Referências bibliográficas.

MONOGRAFIA:
“Item não seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte ou que se pretende completar em um número pré estabelecido de partes separadas” (ABNT – NBR 6023)
Em sentido amplo, monografia designa qualquer trabalho ou estudo que aborde um determinado tema.

TRABALHOS ACADÊMICOS ou CIENTÍFICOS de CONCLUSÃO de CURSO:
Projeto de Graduação ESAMC – PGE; Trabalhos de conclusão de curso – TCC; Trabalhos de Graduação Interdisciplinar – TGI.
Trabalho que representa o resultado de estudo, cuja finalidade é a conclusão deste curso. Deve expressar conhecimento do tema escolhido e, obrigatoriamente, corresponder à disciplina, módulo, curso, programa, graduação ou extensão cursado.
Deve ser feito sob a coordenação de um Professor Orientador, podendo ter também professores Co-Orientadores. (ABNT – NBR 14724)

2. DIGITAÇÃO DOS TRABALHOS:

Os trabalhos devem ser apresentados de modo legível, através de documento digitado em espaço de entrelinhas de um e meio (1,5), exceto as referências bibliográficas que devem ter espaço de um (1), ocupando apenas o anverso da página, em papel branco de boa qualidade, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), que permita a impressão e leitura, digitado na cor preta com exceção das figuras. (ABNT – NBR 14724)
A digitação deve ser em fonte tamanho 12 para o texto e menor (tamanho 10) para citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas. Para textos de citações de mais de três linhas, deve-se observar o recuo de 4 cm da margem esquerda. (ABNT – NBR 14724)
Recomenda-se a utilização da fonte “arial” ou “times new roman”.
Tipos itálicos são usados para nomes científicos e expressões estrangeiras. As expressões estrangeiras podem também ser digitadas entre aspas. (Exemplos: “site” ou site)

2.1. Alinhamento do Documento:
Para efeito de alinhamento, não devem ser usadas barras, travessões, hifens, asteriscos e outros sinais gráficos na margem lateral direita do texto, o qual não deve apresentar saliências e reentrâncias e sim, estar “Justificado”.

2.2. Impressão do Documento:
A impressão deve ser feita exclusivamente em papel branco formato A4 (21 cm x 29,7 cm) de boa qualidade, que permita a impressão e leitura.

2.3. Margens do Documento:
As margens devem permitir encadernação e reprodução corretas.
– Margem esquerda: 3,0 cm
– Margem direita: 2,0 cm
– Margem superior: 3,0 cm
– Margem inferior: 2,0 cm

2.4. Numeração das páginas do Documento (Paginação):
As páginas devem ser contadas sequencialmente a partir da Capa e numeradas a partir da folha de rosto. (ABNT – NBR 14724)
A numeração, em algarismos arábicos, no canto superior direito, sem traços, pontos ou parênteses deve iniciar a partir da primeira folha da parte textual. (ABNT – NBR 14724)
A numeração das folhas preliminares (a partir da folha de rosto até a última folha antes do texto) é opcional. Sugerimos utilizar da seguinte maneira:
– Utilizar algarismos romanos representados por letras minúsculas (i, ii, iii, iv,…) a partir da folha de rosto (página ii). A Capa (página i) não deve ser numerada.
– Havendo anexos e apêndices, suas folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve ser sequencial a do texto principal.
Para tanto, pode-se separar o documento por seções, assim a formatação da numeração de páginas pode ser diferente em cada seção.

3. ESTRUTURA do TRABALHO:
A estrutura do trabalho científico/acadêmico compreende: Elementos Pré-Textuais, Textuais e Pós-Textuais:

Normas ABNT

4. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS:

4.1. Capa (Elemento obrigatório) com as seguintes informações:

      Nome da instituição;

Nome do autor;

Título;

Subtítulo, se houver;

Número de volumes, se houver mais de um;

Local (cidade) da Instituição onde deve ser apresentado;

Ano de entrega do trabalho.

Modelo: Papel A4 – O quadro interno representa o limite para impressão e o quadro externo, o tamanho da página.

Normas ABNT Trabalhos Escolares

4.2. Folha de Rosto (Elemento Obrigatório):

Elemento obrigatório para identificação do documento e deve conter:

      Nome completo do autor(es) – responsável intelectual do trabalho;

Título do trabalho e subtítulo, quando houver, separado do título por dois pontos (quando for explicativo) ou ponto e vírgula (quando se tratar de subtítulo complementar);

Número de volumes, se houver;

Natureza do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido) nome da instituição a que é submetido, área de concentração;

Nome do professor orientador e, se houver, do co-orientador;

Local (cidade) da Instituição na qual deve ser apresentado;

Ano de entrega do trabalho;

Modelo: Papel A4 – O quadro interno representa o limite para impressão e o quadro externo, o tamanho da página.

Folha de Rosto nas Normas da ABNT

4.3. Errata (Elemento opcional):
Elemento opcional contendo lista de erros de natureza tipográfica ou não com as devidas correções, indicando-se as páginas e/ou linhas em que aparecem. Impressa, quase sempre em retalho de papel avulso ou encartado, acrescido ao volume depois de impresso.
Exemplo:

ERRATA
Folha:32
Linha:3
Onde se lê: pubiaçãoo
Leia-se:publicação

4.4. Folha de Aprovação (Elemento obrigatório):
Elemento obrigatório, colocado logo após a folha de rosto, constituida do nome do(s) autor(es) do trabalho, título do trabalho e subtítulo se houver, natureza, objetivo, nome da Instituição a qual é submetido, área de concentração, data da aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora.
A data de aprovação e assinaturas dos membros componentes da banca examinadora são colocados após a aprovação do trabalho.

4.5. Dedicatória (Elemento opcional):
Folha contendo um texto, geralmente curto, no qual o autor presta alguma homenagem ou dedica o seu trabalho a alguém. Caso seja incluido, deve ocupar somente a metade direita da página (na largura), na parte inferior da mesma.
A expressão Dedicatória deve ser centralizada na página.

Folha Dedicatoria Normas ABNT

4.6. Agradecimentos (Elemento opcional):
Folha onde são incluídas referências a Instituições ou pessoas que subvencionaram ou colaboraram com o trabalho.
Caso seja incluído, deve ocupar somente a metade direita da página (na largura), na parte inferior da mesma. A expressão Agradecimentos deve ser centralizada na página.

4.7. Epígrafe (Elemento opcional):
Folha contendo uma citação de um pensamento que, de certa forma, embasou ou inspirou o trabalho. Pode ocorrer, também, no início de cada capítulo ou partes principais. Podem também constar epigrafes nas folhas de abertura das seções primárias. (ABNT – NBR 14570).
Caso seja incluído, deve ocupar somente a metade direita da página (na largura), na parte inferior da mesma.
A expressão Epígrafe deve ser centralizada na página.

4.8. Resumo na língua vernácula (Elemento obrigatório):
Redigido pelo(s) próprio(s) autor(es) do trabalho, o resumo é constituido de uma sequência de frases concisas e objetivas e não uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 500 palavras (entre meia folha A4 e dois terços), seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores. ( ABNT – NBR 14570).
Deve ressaltar o objetivo, o resultado e as conclusões do trabalho, assim como o método e a técnica empregada em sua elaboração.
As palavras chaves serão utilizadas para indexação na Biblioteca.

4.9. Resumo em língua estrangeira (Elemento obrigatório):
Com as mesmas características do resumo em língua vernácula. Por exemplo: Abstract em inglês, Resumen em espanhol ou Résumé em francês.
Deve ser seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, na língua. As línguas utilizadas, na ordem, são: Inglês, Espanhól e Francês
Caso determinado trabalho tenha como origem, empresa ou motivação de um país de outra língua, pode ser feito um resumo nessa língua, desde que tenha também o resumo em uma das três linguas estrangeiras citadas.

4.10. Lista de ilustrações (Elemento opcional):
Relação de gráficos, fórmulas, lâminas, figuras, desenhos, gravuras, mapas e fotografias, caso existam. Em existindo, as listas tornam-se obrigatórias.
Deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada ítem designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página. Recomenda-se (ABNT – NBR 14570) a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração (desenhos, esquemas, fluxogramas e outros).

4.11. Lista de tabelas (Elemento opcional):
Elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página, caso existam. Em existindo, as listas tornam-se obrigatórias.

4.12. Lista de abreviaturas e siglas (Elemento opcional):
Lista que consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo. Em existindo, as listas tornam-se obrigatórias.

4.13. Lista de símbolos (Elemento opcional):
Relação de sinais convencionados, utilizados no texto. Deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto. Em existindo, as listas tornam-se obrigatórias.

4.14. Sumário (Elemento obrigatório):
Consiste na enumeração dos capítulos do trabalho, na ordem em que aparecem no texto, com a página inicial de cada capÍtulo.
Os capítulos podem (não obrigatório) ser numerados em algarismos arábicos, a partir da Introdução até o fim do documento.
Havendo subdivisão nos capítulos, deve ser adotada a numeração progressiva, sempre em número arábico. Não deve ser usado algarismo romano, nem letras.
EXEMPLO:

Indice nas Normas da ABNT

OBS.: No WORD é possível realizar o Sumário automaticamente, para tanto:
Formatar cada título, sub-título, sub-sub-título, etc. com formatos diferentes.
No Word: Menu -» Inserir -» Referências -» Índice -> Índice Analítico
Em “opções” coloque as formatações utilizadas na prioridade estabelecida no documento em ordem sequencial.

5. ELEMENTOS TEXTUAIS:
Constituído de: Introdução, Material e Método, Desenvolvimento e Conlusão.

5.1. Introdução: Nesta primeira parte do texto o autor deve incluir:

      Apresentação geral do assunto do trabalho;

Definição sucinta e objetivo do tema abordado;

Justificativa sobre a escolha do tema e métodos empregados;

Delimitação precisa das fronteiras da pesquisa em relação ao campo e períodos abrangidos;

Esclarecimentos sobre o ponto de vista sob o qual o assunto será tratado;

Relacionamento do trabalho com outros da mesma área;

Objetivos e finalidades da pesquisa, com especificação dos aspectos que serão ou não abordados.

5.2. Material e Método:
É a descrição precisa dos métodos, materiais e equipamentos utilizados, de modo a permitir a repetição dos ensaios por outros pesquisadores.

5.3. Desenvolvimento:
Desenvolvimento do trabalho, com resultados, discussões e as informações sobre o trabalho desenvolvido;
Divide-se em seções e subseções.

5.4. Conclusões:
Devem ser fundamentadas nos resultados e na discussão, contendo deduções lógicas e correspondentes, em número igual ou superior aos objetivos propostos;
Refere-se à introdução, fechando-se sobre o início do trabalho, no qual apresenta conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses.

6. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS:
6.1. Referências:
Constituída da bibliografia e meios eletrônicos (Internet), as referências são alinhadas à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.
Quando aparecerem em notas de rodapé, serão alinhadas, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas.
Autor, título (em negrito), cidade, editora, ano de publicação, páginas.

6.1.1. Exemplos de livros:
MAXIMINIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2000

MAXIMINIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2000. p. 134-142.

TERRA, José Cláudio Cyrineu. Gestão do Conhecimento. São Paulo: Negócio Editora, 2000.

HOUAISS, Antonio. Novo dicionário Folha Webster’s: inglês/português, português/inglês. São Paulo: Folha da Manhã, 1996. Edição exclusiva para o assinante da Folha da São Paulo.

6.1.2. Exemplo de Publicação tendo uma entidade como autor:
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico de 2000. Rio de Janeiro, 2002.

6.1.3. Exemplo de referencia de revistas:
Formato Padrão
TÍTULO DO PERIÓDICO. Cidade de Publicação: Editora, ano do primeiro volume – ano do último volume (para coleção encerrada). Periodicidade.
ISSN (quando houver):

REVISTA DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS APLICADAS. São Paulo: Ed. UNESP, 1993-. Anual. ISSN 0104-6314.

6.1.4. Exemplo de Livro digital:
KOOGAN, André; HOUAISS, Antonio. Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de Andre Koogan Breikaman. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.

6.1.5. Exemplos de referência de textos da Internet:
Consultas na Internet são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedidos da expressão: Disponível em:, e a data de acesso precedida da expressão Acesso em: dd/mm/aaaa
ALVES, Castro. Navio Negreiro. Virtual Books, 2000. Disponível em: <http://.terra.com.br/virtualbooks/freebook/por/Lport2/navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2002,16:30:30

SILVA, Calixto. Apostila de Normas ABNT. Prof. Calixto, 2001. disponível em <http://www.calixto.com.br/aulas/info.asp>. Acesso em: 20 julho. 2014, 12:10:10

6.2. Glossário (Elemento opcional):
Lista de palavras pouco conhecidas, de sentido obscuro ou de uso muito restrito, elaborada em ordem alfabética e acompanhada das definições.
EXEMPLO:
AUTOR: Pessoa a quem cabe a responsabilidade principal pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de uma obra.
CITAÇÃO: Menção de uma informação obtida em outra fonte.
NOTAS DE RODAPÉ: Anotações colocadas ao pé da página, com a finalidade de transmitir informações que não foram incluídas no texto.

6.3. Anexos:
Anexos são partes integrantes do texto, mas destacados deste para evitar descontinuidade na sequência lógica das ideias ou quando serão referenciados várias vezes ao longo do texto. Constituem suportes elucidativos e ilustrativos para a compreensão do texto.

6.4. Apêndices:
Apêndices constituem suportes elucidativos e ilustrativos, porém não essenciais à compreensão do texto.

6.5. Como fazer referências a Anexos e Apêndices:
Quando existe a necessidade, no trabalho, de vários anexos ou apêndices, cada um deles deve ter no alto da página a indicação em letras maiúsculas e identificados por letras, travessão e pelo respectivo título. No texto devem ser citados entre parênteses.

– No alto da página do anexo:
ANEXO F – Representação gráfica da população de Sorocaba/SP.
Apêndice A – Representação gráfica da população do Brasil.

– No texto que faz referência ao anexo:
Conforme levantamento realizado e constante do (ANEXO F), as….
Para a comprovação do fatos foi requisitado o documento em pauta e anexado no (APÊNDICE A)

6.6. Índices (opcional):
Lista de entradas ordenadas, segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto.
O arranjo do índice pode ser classificado em:
Alfabético – quando as entradas são ordenadas alfabeticamente;
Sistemático – quando as entradas são ordenadas de acordo com um sistema de classificação de assunto;
Cronológico – quando as entradas são ordenadas cronologicamente.

Tipos de Índices:
Assuntos – classificação por ordem de assuntos;
Onomástico – relativo aos nomes próprios – índice de autores;
Remissivo – classificação por ordem de palavras.

Exemplo:
Índice onomástico:
ABATH, Rachel Joffily, 357
ALMEIDA, Iêda Muniz de, 65
ALMEIDA, Marina dos Santos, 27
ALVES, MarÍlia Amaral Mendes, 149
BANDEIRA, Suelena Pinto, 65

6.7. Citação:
É a menção no texto de uma informação colhida de outra fonte. Pode ser direta, indireta ou citação de citação.

6.7.1. Citação Direta:
É a cópia exata ou transcriÇão literal de outro texto (leis, decretos, regulamentos, fórmulas científicas, palavras ou trechos de outro autor). O tamanho de uma citação determina sua localização no texto da seguinte forma:

a. até três linhas deve ser incorporada ao parágrafo, entre aspas duplas.
Exemplo:

De acordo com COPI (1978), “A linguagem é um instrumento tão sutil e complicado que frequentemente perdemos de vista a multiplicidade de seu uso”….

b. citação mais longa deve figurar abaixo do texto, em bloco recuado da margem esquerda 3 (três) cm.
Exemplo:

Os apelos verbais utilizados nos jornais são construções de proposiões (ou enunciados) e argumentos (narrativas), que são estudos da semiótica, como vemos:

“A semiótica ocupa-se indubitavelmente dos signos como sua matéria-prima, mas vê-os em relação a códigos e inseridos em unidades mais vastas como o enunciado, a figura de retórica, a função narrativa, etc. A semiótica é a disciplina que estuda as relações entre código e mensagem e entre signo e discurso.” ( ECO 1990:18)

6.7.2. Citação Indireta:
É a expressão da ideia contida na fonte (paráfrase) citada, sem transcrição, dispensando o uso de aspas duplas.
Exemplo:

Com referencia à hipertermia em bovinos Jersey, a mesma foi constatada quando a temperatura ambiente alcançava 29.5° C (RIECK & LEE, 1948).

6.7.3. Citação de Citação:
Citação de citação, ou citação de segunda mão, é a citação direta ou indireta de um trecho de uma obra que não se teve acesso direto por alguma impossibilidade, por se tratar de obra rara ou esgotada, ou em um idioma não dominado pelo autor do trabalho.
Ao realizar esse tipo de citação, deve-se ter cuidado com a credibilidade das afirmações feitas pela fonte secundária, então, somente use-a quando o acesso à obra original for impossível e imprescindível ao seu trabalho.
Exemplo:
Conforme ANDERSON (1981 apud ARÉVALO, 1997, p. 73) as raízes…..
Estudos de Zapeda (apud MELO, 1995, p. 5) mostram […]

ATENÇÃO:
Apud é uma palavra latina que significa junto a, perto de, em.
OBS.: Em todos os casos, nas Referências Bibliográficas, deve-se incluir os dados completos das obras consultadas.

6.8. Notas de Rodapé:
As notas de rodapé destinam-se a prestar esclarecimentos ou tecer considerações que não devem ser incluídas no texto para não interromper a sequência lógica da leitura. Essas notas devem ser reduzidas ao mínimo e situar-se em local tão próximo quanto possível do texto, não sendo aconselhável reuní-las todas no fim de capítulos ou da publicação.
Para se fazer a chamada das notas de rodapé, usam-se algarismos arábicos, na entrelinha superior sem parênteses, com numeração consecutiva para cada capítulo ou parte, evitando-se recomeçar a numeração a cada página. Quando as notas forem em número reduzido, pode-se adotar uma sequência numérica única para todo o texto.
Há dois tipos de notas de rodapé:

a. Bibliográficas: São em geral utilizadas para indicar fontes bibliográficas permitindo comprovação ou ampliaão de conhecimento do leitor; para indicar textos relacionados com as afirmações contidas no trabalho, remeter o leitor a outras partes do mesmo trabalho ou outros trabalhos para comparação de resultados e para incluir a tradução de citações feitas em língua estrangeira ou indicar a língua original de citações traduzidas.

b. Explicativas: Quando se referem a comentários e/ou observações pessoais do autor. Por exemplo, concessão de bolsas e auxÍlios financeiros para realização de pesquisa, nomes de instituições, endereços, títulos do autor e outros. São também usadas para indicar dados relativos a comunicação pessoal, a trabalhos não publicados e a originais não consultados, mas citadas pelo autor.

OBS.: As notas de rodapé se localizam na margem inferior da mesma página onde ocorre a chamada numérica recebida no texto. São separadas do texto por um traÇo contínuo de 4 (quatro) cm e digitadas em espaço simples e com caracteres menores do que o usado para o texto. Usa-se espaço duplo para separar as notas, entre si.
No Word: Menu -» Inserir -» Notas -» Notas de Rodapé

Outros trabalhos relacionados

POESIA PARA UM MUNDO MELHOR

Poesia para um mundo melhor “Por que poesia no tempo de indigência?” Essa não é, com certeza, uma pergunta fácil de ser respondida, todavia não...

CONOTAÇÃO E DENOTAÇÃO

Conotação e Denotação A conotação remete para as idéias e as associações que se acrescentam ao sentido original de uma palavra ou expressão, para...

O Ato de Avaliar

INTRODUÇÃO: Quando se fala em educação, comumente se imagina um ensino de qualidade, em qualquer série que seja e que possa ser aproveitado em todas...

POLISSEMIA E HOMONÍMIA

Polissemia e homonímia A flexibilidade do léxico da língua portuguesa do Brasil e as alterações semânticas propiciam a ocorrência da polissemia e da homonímia, fenômenos...